O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emitiu uma nota em seu portal nesta terça-feira (6) alertando os profissionais da contabilidade sobre a circulação de e-mails e mensagens fraudulentas que simulam comunicações oficiais do Sistema CFC/CRCs com cobrança de anuidades.
Essas mensagens costumam conter links, boletos ou pedidos de pagamento imediato, muitas vezes com tom de urgência, descontos “imperdíveis” ou ameaças de penalidades, mas as comunicações se tratam de golpes.
O CFC reforça que, antes de proceder com qualquer pagamento ou mesmo clicar em links contidos nessas mensagens, os profissionais devem verificar atentamente aspectos como:
- Domínio do remetente: todos os e-mails institucionais do CFC utilizam, exclusivamente, o domínio @cfc.org.br;
- Links e anexos: não clique em links nem abra anexos de mensagens suspeitas. Passe o mouse sobre o link (sem clicar!) para conferir o endereço real;
- Realize pagamentos somente pelos canais oficiais do CRC de seu estado;
Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o seu CRC. Caso você receba uma mensagem suspeita, não compartilhe dados pessoais. Guarde a mensagem e comunique imediatamente ao seu CRC para verificação e orientação.
Como pagar a anuidade CFC 2026
Os profissionais contábeis devem acertar o pagamento da anuidade do CFC de 2026 exclusivamente com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado. Os portais oficiais dos CRCs já estão divulgando as áreas de pagamento para os interessados.
Vale reforçar que as condições de pagamento e valores variam, com descontos diferenciados para quem fizer o acerto já em janeiro e tiver aderido ao Domicílio Eletrônico (D-e).













