x
Reforma Tributária mais simples com VHSYS

LUCROS E DIVIDENDOS

Sescon-SP afasta na Justiça prazo original para distribuição de lucros e dividendos aos seus associados

Liminar da Justiça Federal de SP protege associados do Sescon-SP quanto ao prazo de aprovação de lucros e dividendos, estendendo-o para 31 de janeiro de 2026.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sescon-SP afasta na Justiça prazo original para distribuição de lucros e dividendos aos seus associados

Sescon-SP afasta na Justiça prazo original para distribuição de lucros e dividendos aos seus associados

A Justiça Federal de São Paulo deferiu liminar no Mandado de Segurança Coletivo ajuizado pelo Sescon-SP, assegurando proteção jurídica aos seus associados quanto ao prazo para aprovação da distribuição de lucros e dividendos relativos ao exercício de 2025. 

A decisão afasta a exigência de aprovação até 31 de dezembro de 2025, prevista na Lei 15.270/2025, reconhecendo que esse prazo não se compatibiliza com os ritos societários e contábeis normalmente observados pelas empresas. 

O Juízo reconheceu que o prazo originalmente imposto pela Lei não considera a dinâmica contábil e societária, uma vez que a legislação prevê que a deliberação sobre a destinação dos resultados ocorre, em regra, nos primeiros meses do exercício seguinte. 

No Mandado de Segurança, o Sescon-SP pleiteou a extensão do prazo até 30 de abril de 2026, em consonância com a legislação societária. Na liminar entretanto, o Juiz seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal, fixado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela CNC, estabelecendo o prazo para aprovação das Atas até 31 de janeiro de 2026. Entendemos que ainda que nosso pleito original não tenha sido atendido o resultado representa uma vitória relevante, pois afasta a exigência impraticável de 31 de dezembro de 2025 e garante previsibilidade imediata aos associados. 

Lembrando também que o Sescon-SP atua como amicus curiae nesta ação em tramitação no STF, contribuindo tecnicamente para o debate e para a defesa da segurança jurídica.

A decisão representa uma conquista para os associados, trazendo tranquilidade e segurança jurídica em um cenário que vinha gerando incertezas.

Fonte: Sescon-SP


Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade