Faltam poucos dias para o fim do prazo de adesão ao programa de renegociação de dívidas Desenrola Rural, voltado para pequenos produtores agrícolas, que em um ano já realizou 440 mil acordos e teve R$ 20,3 bilhões negociados por meio do Edital nº 3/2025.
Os interessados ainda podem fazer adesão ao Desenrola Rural até o dia 30 de janeiro deste ano. Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a expectativa é que até o fim do prazo mais de 450 mil acordos sejam feitos, ultrapassando $ 22 bilhões em dívidas renegociadas nesta reta final.
De acordo com o assessor especial da PGFN, Theo Lucas Borges, o sucesso do edital se deu pela atratividade das condições oferecidas: descontos de até 70%, parcelamento em até 145 meses e entrada dividida em 12 prestações.
Além disso, um dos maiores benefícios destacados foi a agilidade na recuperação do crédito, já que, logo após o pagamento da primeira prestação, o produtor obtém a Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa (CPDEN) e sai do Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). Com isso, ele já fica apto para acessar as linhas de crédito do Plano Safra e de outros programas federais em poucos dias.













