x

DIREITO TRABALHISTA

Trabalhadores vendem processos trabalhistas para antecipar indenizações

Cessão de crédito judicial é alternativa legal e rápida para quem não pode esperar pela Justiça

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Venda de processo trabalhista: solução legal para receber indenizações

Trabalhadores vendem processos trabalhistas para antecipar indenizações

No Brasil, milhões de trabalhadores esperam por anos para receber valores de ações trabalhistas já ganhas na Justiça. Segundo dados oficiais, há mais de 10,1 milhões de processos trabalhistas em andamento, que somam R$ 1 trilhão em indenizações. A tramitação média pode passar de cinco anos e, mesmo depois de uma sentença favorável em segunda instância, o pagamento ainda pode demorar até três anos.

Para reduzir essa espera, cresce no país o número de pessoas que recorrem à venda do próprio processo trabalhista, uma negociação chamada cessão de crédito judicial, prevista no artigo 286 do Código Civil. Essa modalidade permite que o trabalhador transfira o direito de receber os valores da ação para uma empresa especializada, em troca do pagamento imediato.

“Trata-se de uma alternativa totalmente legal e regulamentada, que oferece liquidez a quem não pode esperar pela morosidade da Justiça”, afirma Herbert Camilo, CEO da Anttecipe.com, empresa que atua no setor de antecipação de créditos judiciais. “Muitos trabalhadores vivem situações financeiras delicadas, e a venda do processo dá a possibilidade de utilizar um recurso que já é deles”, completa.

Como funciona

A negociação é simples e totalmente digital: a empresa analisa processos trabalhistas com decisão favorável em segunda instância, movidos contra empresas financeiramente sólidas, de médio e grande porte, com capacidade financeira comprovada. Depois dessa avaliação, a Anttecipe.com pode pagar até 80% do valor líquido a que o reclamante tem direito, em até 24 horas após a assinatura do contrato. Além de antecipar o recebimento, a cessão de crédito elimina riscos futuros – como a possibilidade de falência da empresa processada, que poderia comprometer o pagamento da indenização.

Muitos dos que já aderiram à alternativa utilizaram os valores recebidos para quitar dívidas, cuidar da saúde, investir em um negócio próprio ou garantir a estabilidade financeira após longos anos de espera. “É uma opção de liquidez e dignidade financeira para o brasileiro que não quer esperar cada vez mais. A antecipação permite que as pessoas retomem seus planos e sigam em frente, deixando para trás a burocracia judicial”, diz Denys Paulon, sócio fundador e diretor financeiro da Anttecipe.com.

Uma solução dentro da lei

Expressamente prevista no Código Civil brasileiro, a cessão de crédito judicial é uma prática consolidada no meio jurídico e vem ganhando espaço entre trabalhadores que buscam alternativas legais e seguras para obter seus direitos de forma mais rápida.

Com a ampliação desse tipo de transação, cresce também a conscientização de que a venda de processos trabalhistas é uma operação legítima, segura e juridicamente amparada, capaz de transformar longas esperas em novas oportunidades.

Fonte: Anttecipe.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade