O governo federal lançou neste ano o aplicativo Meu MEI Digital, plataforma que reúne, em um único ambiente, serviços como emissão de boletos, acompanhamento de contribuições, regularização de débitos e acesso a informações previdenciárias. A iniciativa busca simplificar a rotina de quem empreende e reduzir barreiras burocráticas na gestão dos pequenos negócios.
A medida tem impacto direto sobre o setor de alimentação fora do lar. Atualmente, de acordo com pesquisa da Abrasel em parceria com a FGV, 65% dos negócios do segmento são formados por microempreendedores. De acordo com Luiz Henrique do Amaral, advogado e consultor jurídico da Abrasel, a centralização de serviços em um aplicativo pode contribuir para a sustentabilidade dessas empresas.
“O setor de alimentação fora do lar é formado, em sua maioria, por microempreendedores, e qualquer iniciativa que reduza a burocracia e facilite o cumprimento das obrigações é positiva. Quando o empreendedor tem acesso simplificado às suas informações fiscais e previdenciárias, ele ganha tempo para focar na operação, o que é fundamental para a sustentabilidade dos negócios”, comenta.
Além das funcionalidades já disponíveis, o Meu MEI Digital também permite ao usuário consultar a situação cadastral do CNPJ, acompanhar pendências e acessar orientações sobre obrigações do MEI. O aplicativo concentra informações que antes exigiam a consulta a diferentes páginas e serviços, reunindo em um só lugar dados sobre pagamentos, regularização e histórico de contribuições.
Fonte: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)











