Bacharéis do curso de Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade prestaram, neste domingo, o Exame de Suficiência, prova obrigatória para se obter o registro e exercer a profissão livremente, como ocorre com os advogados que precisam ser aprovados no Exame de Ordem para poder trabalhar.
Ao todo, 37.643 candidatos se inscreveram para participar do Exame em todo o País. No estado de São Paulo foram 9.966 mil inscritos (7.789 bacharéis e 2.177 técnicos). Na capital foram 4.275 candidatos (3.419 bacharéis e 856 técnicos). O balanço oficial das faltas e participantes será divulgado amanhã.
A aplicação da prova transcorreu tranquilamente na capital. “Registramos um número menor de ausências e de atrasos”, disse o coordenador do Exame de Suficiência no estado de São Paulo, José Joaquim Boarin. Segundo o coordenador, alguns dos atrasos ocorreram por causa da mudança do local de prova em relação ao ano passado. Pela primeira vez, o Exame ocorreu na unidade Vergueiro da Uninove. Nas edições anteriores a prova foi na unidade Memorial.
Para a vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruiz Alcazar, a aplicação do Exame de Suficiência é fundamental para a valorização da categoria. “Os profissionais que passam por uma avaliação que registra um índice de aprovação mínimo, acabam despontando no mercado com um diferencial”, comenta. Marcia frisa, no entanto, que o Exame é o primeiro desafio do profissional da contabilidade. “O profissional nunca pode deixar de buscar conhecimento. A educação deve ser uma constante em sua vida.” A vice-presidente ainda ressalta que há várias opções de cursos, oficinas, seminários e palestras no CRC SP para auxiliar os profissionais da contabilidade
O gabarito será divulgado em até 20 dias após a realização do Exame, conforme prevê o edital. A divulgação da lista dos aprovados será feita no DOU (Diário Oficial da União) após a conclusão da fase de recursos, também prevista no edital.
Na prova aplicada no primeiro semestre deste ano, 40% dos bacharéis e 31% dos técnicos foram aprovados.Fonte: CRC SP