x

NFF

DF amplia Nota Fiscal Fácil para MEI e Simples Nacional a partir de 1º de julho; emissão será via aplicativo

Sistema já utilizado por produtores rurais é expandido para MEI e Simples Nacional e redefine o modelo de emissão de notas no estado.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MEI e Simples: DF libera emissão de NF pelo celular em julho

DF amplia Nota Fiscal Fácil para MEI e Simples Nacional a partir de 1º de julho; emissão será via aplicativo

O Governo do Distrito Federal (GDF) passa a ampliar o uso da Nota Fiscal Fácil (NFF) para emissão de documentos fiscais por aplicativo, com impacto direto para MEI e empresas do Simples Nacional. A ferramenta permite a emissão de NF-e (modelo 55) e NFC-e (modelo 65) de forma simplificada e já tem expansão prevista no contexto da Reforma Tributária.

A habilitação dos contribuintes para uso do sistema começa em 1º de julho, enquanto o processo de adaptação dos sistemas de emissão de notas fiscais no DF também segue em transição, com prazo estendido até 30 de junho de 2026 para adequação à NF a concentrar emissão de NF-e e NFC-e em aplicativo

A Nota Fiscal Fácil (NFF) foi estruturada pelo GDF como uma solução para emissão de notas fiscais S-e padrão nacional.

A medida altera a forma de emissão de documentos fiscais no estado e pode impactar diretamente a rotina de escritórios contábeis que atendem pequenos negócios e contribuintes do regime simplificado.

NFF passa diretamente pelo celular, sem necessidade de sistemas próprios ou integrações via webservice em parte dos casos.

O aplicativo permite a emissão de NF-e e NFC-e, sendo utilizado atualmente por produtores rurais pessoa física e agora ampliado para outros contribuintes.

O sistema está disponível para download em dispositivos Android e iOS, com orientações de uso previstas em manual oficial do governo.

MEI poderá emitir dois tipos de nota fiscal pelo celular

Com a ampliação do sistema, o Microempreendedor Individual (MEI) passa a ter acesso à emissão de NF-e e NFC-e diretamente pelo aplicativo da NFF.

Já as empresas do Simples Nacional poderão emitir NFC-e pela plataforma, reduzindo a dependência de sistemas externos de emissão fiscal.

Na prática, a mudança centraliza parte da emissão de documentos fiscais em um único ambiente digital, com foco em simplificação operacional para pequenos contribuintes.

A ampliação da NFF ocorre em meio às adaptações exigidas pela Reforma Tributária, que prevê mudanças na emissão de documentos fiscais para contribuintes do IBS, incluindo empresas do Simples Nacional e MEI.

O que muda na rotina contábil com a ampliação da NFF

A expansão da Nota Fiscal Fácil (NFF) no Distrito Federal altera o fluxo de emissão de documentos fiscais de MEI e empresas do Simples Nacional, ao concentrar parte das operações em aplicativo oficial.

Para a contabilidade, a mudança impacta principalmente o acompanhamento de habilitação dos contribuintes a partir de 1º de julho, além da necessidade de orientar clientes sobre o uso do sistema no dia a dia.

O modelo reduz etapas de emissão via sistemas próprios em determinados casos e reforça a centralização dos documentos fiscais em ambiente digital único, exigindo adaptação operacional dos escritórios contábeis no atendimento aos pequenos negócios.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies