x

RECEITA FEDERAL

Receita Federal oficializa e-Editais para publicação de atos

Sistema e-Editais passa a concentrar publicações oficiais da Receita Federal e amplia o acesso digital às informações divulgadas pelo órgão.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Receita Federal oficializa e-Editais para publicação de atos

A Receita Federal passou a reconhecer formalmente o sistema e-Editais como plataforma oficial de publicação eletrônica de determinados atos do órgão. A mudança foi estabelecida pela Portaria RFB nº 720, de 18 de agosto de 2026, publicada no Diário Oficial da União em 20 de agosto.

Com a medida, o sistema passa a ser o veículo oficial para a publicação de Atos Declaratórios Executivos (ADE), editais de notificação e editais de intimação expedidos pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Portaria oficializa uso do e-Editais

A nova norma disciplina a utilização da plataforma e-Editais e altera a Portaria RFB nº 20, de 2021, com o objetivo de harmonizar as regras relacionadas à divulgação eletrônica de atos da Receita Federal.

Segundo o órgão, a medida não cria novas hipóteses de notificação ou intimação e também não altera os procedimentos, requisitos ou prazos já previstos na legislação. A principal mudança é o reconhecimento formal do e-Editais como canal oficial para a publicação eletrônica dos atos definidos na portaria.

Quais documentos serão publicados na plataforma?

Com a Portaria RFB nº 720/2026, o sistema e-Editais passa a concentrar a publicação de três tipos de documentos:

  1. Atos Declaratórios Executivos (ADE);
  2. Editais de notificação;
  3. Editais de intimação.

As publicações realizadas no sistema atendem ao princípio da publicidade e possuem eficácia jurídica como plataforma oficial de publicação eletrônica da Receita Federal para esses atos.

Publicação não substitui Diário Oficial quando exigido

Um ponto importante é que o uso do e-Editais não elimina a necessidade de publicação no Diário Oficial da União ou em outro veículo oficial quando essa exigência estiver prevista na legislação.

Assim, a nova plataforma não substitui automaticamente todos os canais de divulgação existentes. A regra estabelece que o e-Editais passa a ser um veículo oficial para os atos abrangidos pela portaria, sem afastar outras formas de publicação ou comunicação obrigatórias.

Mais centralização e facilidade de consulta

A expectativa da Receita Federal é que a centralização das publicações em um único ambiente facilite o acesso às informações e amplie a transparência dos atos divulgados.

Entre os benefícios apontados pelo órgão estão:

  1. Centralização das publicações;
  2. Aumento da transparência;
  3. Maior rastreabilidade dos atos;
  4. Redução de custos operacionais;
  5. Simplificação das regras de publicação;
  6. Maior segurança jurídica.

Para empresas, profissionais da contabilidade e contribuintes em geral, a mudança também reforça a importância de incluir a consulta ao sistema na rotina de acompanhamento de atos publicados pela Receita.

Consulta é pública e gratuita

O sistema permite a consulta de editais e Atos Declaratórios Executivos publicados pela Receita Federal. A pesquisa pode ser feita por qualquer pessoa e o serviço é gratuito. É possível realizar buscas conforme critérios disponibilizados pela própria plataforma, como período de publicação e tipo de ato.

A consulta pode ser feita diretamente no sistema oficial:

Consultar editais e atos declaratórios da Receita Federal

Com a Portaria RFB nº 720/2026, o e-Editais passa a ter um papel mais formal na estrutura de divulgação da Receita Federal, concentrando publicações que antes podiam exigir acompanhamento em diferentes canais e reforçando a digitalização dos procedimentos do órgão.

Com informações da Agência Gov


Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies