Segundo dados do estudo, que mediu o domínio da língua inglesa de cada País entre 2009 e 2011, o Brasil caiu 15 posições e obteve pontuação de 46.86, muito abaixo da registrada no estudo anterior de 2007 a 2009. Nele, o Brasil estava na 31ª posição, com 47.27 pontos. Com isso, o País foi rebaixado da categoria “proficiência baixa” para “muito baixa”.
Por outro lado, com o objetivo de fortalecer a educação multilinguística para todos os cidadãos, a Europa lidera o ranking, com 11 países presentes nas melhores posições, como a Suécia, Dinamarca e Holanda, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugar na lista.
América Latina apresenta baixo desempenho
Junto ao Brasil, mais sete países latino-americanos apresentaram “proficiência muito baixa”, como a Venezuela, El Salvador, Equador, Colômbia e Guatemala. Já Uruguai, Peru, Costa Rica e México apresentaram “proficiência baixa” e apenas a Argentina foi classificada em “proficiência moderada”.
O estudo vincula o baixo desempenho à importância da língua espanhola na região, pois o idioma compartilhado já permite atividades de comércio internacional e viagens e pode diminuir a motivação para aprender inglês.
A publicação também ressalta que a baixa qualidade da educação pública primária aumenta a dificuldade de introdução à língua inglesa em países como o Brasil, que descobriu no estudo de 2007 que 52% dos estudantes tinham níveis baixos ou muito baixos de habilidade com a própria língua portuguesa. Em todas as regiões, os baixos níveis de educação dos pais e a etnia dos estudantes tiveram forte impacto em leitura.
Ainda, foi constatado que as mulheres latino-americanas tiveram maiores pontuações do que os homens, com 48.94 contra 47.48. A diferença acompanha o índice mundial, no qual as mulheres pontuaram 53.90 e os homens 52.14.
Lista parcial
Veja a seguir os cinco países melhores colocados e os cinco últimos do ranking:
| Posição | Países (melhores colocações) | Pontuação | ||
|---|---|---|---|---|
| * | ||||
| 1 | Suécia | 68.91 | ||
| 2 | Dinamarca | 67.96 | ||
| 3 | Holanda | 66.32 | ||
| 4 | Finlândia | 64.37 | ||
| 5 | Noruega | 63.22 | ||
| Posição | Países (piores colocações) | Pontuação |
|---|---|---|
| *EF EPI | ||
| 50 | Colômbia | 45.07 |
| 51 | Panamá | 44.68 |
| 52 | Arábia Saudita | 44.60 |
| 53 | Tailândia | 44.36 |
| 54 | Líbia | 42.53 |
Metodologia
O EF EPI calcula o nível de habilidade com a língua inglesa a partir de três testes de inglês diferentes que incluem seções de gramática, vocabulário, leitura e audição. Participaram dos testes mais de 1.668.769 cidadão de 52 países e dois territórios. Clique aqui para acessar o relatório completo.
Fonte: Infomoey













