O que acontece quando um amigo que trabalha na empresa a menos tempo que você é promovido? Inveja. A colunista Fran Dorf recebeu o questionamento de uma leitora que prefere não se identificar e dá dicas de como lidar com esse tipo de situação no local de trabalho.
Eu tenho 31 anos e trabalho na indústria de engenharia e planejamento de projetos há pouco mais de dez anos, cinco na minha empresa atual. Uma grande amiga minha começou a trabalhar lá há mais ou menos dois anos, mas no setor de desenvolvimento de negócios. É ótimo tê-la por perto porque podemos almoçar juntas e conversar de vez em quando.
O problema é que estou na mesma posição desde que entrei na empresa e, depois de dois anos, ela já ganhou uma grande promoção. Um bom escritório, título de diretora, salário de seis dígitos e tudo mais. Eu sei que deveria estar feliz por ela, mas não consigo não ficar com inveja da situação. Ela está ganhando pelo menos US$ 30 mil a mais do que eu e, com a sua idade, continuará subindo ainda mais.
Eu também me preocupo com a nossa amizade. Como vamos continuar a bater papo perto do bebedouro se agora ela está em uma hierarquia diferente? Como posso lidar com isso?
Obrigado, não quero ser invejosa.
A inveja pode virar o rosto para nossos amigos, colegas, família, celebridades e até estranhos. Primeiro, você precisa ter clareza sobre o que você está invejando. É o sucesso da sua amiga? É o fato de que ela foi promovida e você não? É o salário de seis dígitos? Ou é o medo de que ela seja melhor no trabalho dela do que você no seu?
Essas perguntas vão ajudá-la a separar o que está fora do seu controle e a se concentrar no que você pode fazer. A vida não é justa, e o sucesso da sua amiga pode ser puramente um lance de sorte, algo que está fora do seu controle.
O que você pode fazer é ser cada vez melhor no seu trabalho, identificar coisas que poderiam lhe trazer uma promoção e se focar nelas. Se você realmente acredita que merece uma promoção, converse com o seu gerente.
Outra consideração a ser feita é se você gosta do que faz e está estimulada. Se está entediada, tente sair dessa situação. Talvez a promoção dela ajude você a fazer considerações sobre si mesma. Não espere o cargo chegar, vá atrás dele.
Você chamou essa mulher de “grande amiga”, mas eu me pergunto se ela é mesmo sua amiga. É alguém que você realmente conversa ou são apenas papos de corredor? Você está preocupada que ela se imponha hierarquicamente porque ela já o fez? Se sim, você deveria parar de pensar nela como amiga e se afastar um pouco, sem cortar a conversa perto do bebedouro.
Fonte: Forbes Brasil MSN por Daily Muse