O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) completou 66 anos no dia 14 de dezembro. A data foi celebrada em uma cerimônia com a presença de grandes nomes da classe contábil, no dia 17. Na ocasião, também foram entregues as medalhas Joaquim Monteiro de Carvalho, Pedro Pedreschi e Ernani Calbucci para personalidades que se destacaram no ano, e o “Prêmio de Teses e Dissertações” aos vencedores do concurso. O evento foi comandado por Luiz Fernando Nóbrega, presidente do CRC SP.
As três medalhas representam grandes nomes que contribuíram para o fortalecimento da área contábil no Brasil. As personalidades homenageadas são escolhidas por uma comissão formada pelo CRC SP. A medalha Joaquim Monteiro de Carvalho foi concedida ao Contador Moacyr Baptista Pinheiro. A Pedro Pedreschi ao Contador Cláudio Gonçalo Longo e a Ernani Calbucci ao deputado estadual Itamar Borges.
A premiação das melhores teses e dissertações contemplou oito trabalhos. Os cinco premiados na categoria dissertações de mestrado foram: Marlene de Fátima Campos Souza e o orientador, professor doutor Napoleão Verdari Galegale; Alexandre Franco de Godói e o seu orientador, o professor doutor José Carlos Marion; Zósia Angélica de Sant'ana e o seu orientador, o professor doutor Edgard Bruno Cornacchione Júnior; Josué Pires Braga e o seu orientador, professor doutor Bruno Meirelles Salotti, e Andréa Regina Ubeda Lopes e o seu orientador, professor doutor Roberto Fernandes dos Santos. Na categoria teses de doutorado os vencedores foram: Gilberto José Miranda e a orientadora, professora doutora Silvia Pereira de Castro Casa Nova; Fabiano Gabriel e o seu orientador e professor doutor Alexandre Di Micelli da Silveira, e Arthur Roberto do Nascimento e o seu orientador e professor doutor Fábio Frezatti.
Durante o seu discurso, Nóbrega falou sobre a atuação do Conselho ao longo dos seus 66 anos e sobre a jornada que deverá ser seguida pela classe no ano que vem. “Em 2013, vamos mostrar a nossa vontade de que a política tributária do Brasil saia do manicômio e seja uma política saudável, digna dos cidadãos que trabalham pelo crescimento sustentável deste País.”
Nóbrega também falou sobre as ações que o Conselho deve tomar em 2013. “No próximo ano, vamos juntar nossas vozes, divulgar que também somos partícipes da transformação do nosso País nestes 66 anos e vamos trabalhar por uma Reforma Tributária de verdade, que seja justa para o contribuinte brasileiro e faça com que os Profissionais da Contabilidade se voltem para sua verdadeira vocação, a de gerenciar e contribuir para o sucesso dos empreendimentos!”
O presidente do Sescon-SP e Aescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar, também ressaltou a importância da união da classe. “Estamos entrando no Ano da Contabilidade. O que vem a ser? Voltar a falar para a mídia e para a sociedade sobre o papel do Profissional da Contabilidade. Devemos sair mais a público e falar sobre a profissão para sermos reconhecidos pela sociedade.”
Além de Nóbrega e Alcazar, participaram da cerimônia os vice-presidentes do CRC SP Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (Administração e Finanças), Gildo Freire de Araújo (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcia Ruiz Alcazar (Desenvolvimento Profissional) e Ari Milton Campanhã (Registro). O evento também contou com a participação do deputado federal Arnaldo Faria de Sá e do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Sergio Prado de Mello.
O presidente do CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), Adílson Cordeiro; o vice-coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC SP, Mauro Fernando Gallo, representante do coordenador da Comissão, José Carlos Marion; o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, Irineu De Mula, e o prefeito de Dracena, Célio Rejani, também estavam entre os presentes.
Sobre o Conselho – O CRC SP faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Em seus registros ativos constam mais de 140 mil profissionais e mais de 19 mil empresas de serviços contábeis. É o maior colegiado do País. Uma de suas bandeiras é o extenso programa de educação profissional continuada.
Esses profissionais e empresas estão permanentemente sujeitos à fiscalização do CRC SP, que verifica se os padrões técnicos e éticos condizentes com a profissão contábil estão sendo seguidos.
Fonte: CRC SP