Se você está em uma dessas situações e resolveu pedir demissão, confira sete erros que devem ser evitados para não tornar o desafio ainda mais difícil:
1. Pedir demissão inesperadamente e sem aviso prévio: mesmo que você tenha chegado ao limite da paciência em seu emprego atual, sair sem dar nenhum aviso prévio é inaceitável. A prática comum de demissão envolve duas semanas, pelo menos, de aviso para que os empregadores possam se preparar para sua saída e toda a burocracia seja feita como necessário. Demitir-se sem esses passos irá prejudicar e até mesmo eliminar o contato profissional com a empresa e impedi-lo de aproveitar próximas oportunidades na companhia.
2. Não considerar suas opções: estar infeliz no seu emprego atual não significa que você deve sair definitivamente da empresa, pois essa atitude pode não resolver seus problemas de carreira. Se a sua mentalidade profissional é a de que a grama da empresa vizinha é sempre mais verde, então nenhuma vaga será suficiente para corresponder suas expectativas.
3. Não formalizar o pedido: informar seu chefe verbalmente não é suficiente. Você deve escrever uma carta ou documento em que pede a demissão – a depender das normas da empresa – para que o processo se concretize e seja oficializado.
4. Não pedir por uma entrevista de saída: esse tipo de prática varia de empresa para a empresa, mas mesmo que a sua não a solicite, considera a oportunidade. Fechar seu ciclo de trabalho com uma última avaliação, entrevista ou simples reunião é uma excelente maneira de partir para as próximas oportunidades profissionais.
5. Não pedir por uma referência: não saia sem pedir ao seu chefe e até mesmo colegas de trabalho que sirvam como referências profissionais para futuras vagas.
6. Espalhar fofocas: pedir demissão é uma situação que já possui enormes potenciais negativos. Por isso, você deve fazer o seu melhor para que todas as lembranças na empresa, especialmente as últimas, sejam positivas.
7. Não resolver coisas pendentes: é essencial que você saia de seu trabalho com a certeza de que tudo está resolvido. Não deixe coisas pendentes para que os próximos colegas tenham que resolver ou a pessoa que irá ocupar seu lugar. Seu chefe e colegas irão respeitá-lo pelo comprometimento e integridade.
Por Universia
Fonte: Infomoney