1. Seja ágil, mas não se comprometa cedo: comece o assunto falando sobre a sua compensação atual. Certifique-se de distinguir o salário base do que você recebe de fato. Em seguida, mude o foco para falar sobre o verdadeiro propósito da discussão, que é o seu aumento salarial. Nesta fase é bom mencionar as suas perspectivas.
2. Justifique o pedido com dados objetivos: esse tipo de justificativa não acontece da noite para o dia. Para isso, você precisa reunir uma série de informações que provem o seu valor e o seu merecimento. Uma boa ideia é reunir esse tipo de dado desde quando você entra na empresa. Lembre-se apenas de verificar se você não está violando nenhuma regra de confidencialidade. Contudo, ninguém pode impedir você de acompanhar a sua própria evolução. Mantenha uma base de dados com o seu próprio desenvolvimento. Isso pode ajudar, inclusive, no seu rendimento.
3. Descubra quais são os limites: pense na negociação de salário da seguinte forma: você é o vendedor dos seus serviços. A companhia é o comprador. E, como em qualquer venda, vocês têm valores dos quais não estão dispostos a abrir mão. Por isso, antes de ir para a negociação propriamente dita, é fundamental que você tenha uma ideia de quais são esses valores. Lembre-se de que em uma negociação ambas as partes têm de ceder. Vocês só precisam descobrir quanto cada um vai ceder.
4. Encontre interesses em comum: se o seu aumento for proveitoso apenas para você, definitivamente ele não será concedido. Não faz sentido para a empresa gastar mais com um funcionário sem ter nenhum retorno por isso. Portanto, os seus argumentos devem apresentar vantagens para a empresa. Mostre o que o seu aumento pode significar para a organização.
Por Universia
Fonte: Infomoney