x

Receita começa hoje a convocar contribuintes suspeitos de sonegação

23/03/2009 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita começa hoje a convocar contribuintes suspeitos de sonegação

A Receita Federal começa a convocar hoje 1.470 contribuintes com indícios de sonegação fiscal. Minas Gerais é o segundo Estado neste ranking, com 177 suspeitos de não declararem todas as contas que movimentaram. O líder é São Paulo, com 494 contribuintes. Ao todo, são R$ 475 milhões em dívidas com a União.

Para se livrarem de multas, esses contribuintes podem procurar o Fisco para regularizar a situação, antes de serem intimados pela Receita. Eles deverão providenciar a retificação das suas declarações, pagando eventuais diferenças de impostos, devidamente acrescidos de juros e multa limitada a 20%. Depois de intimados, os contribuintes perderão a oportunidade de retificar espontaneamente as suas declarações e estarão sujeitos à cobrança dos impostos, acrescidos de juros e multa, que pode variar de 75% a 150% do valor das dívidas.

Se ficar comprovada alguma fraude, eles poderão responder criminalmente. Muitos desses contribuintes têm mais de uma fonte de rendimentos sujeitos ao imposto, mas não declaram todos os valores à Receita.

O Leão também está atento aos contribuintes que tiveram despesas com cartão de crédito incompatíveis com a renda pessoal declarada ou que não declaram renda, mas utilizaram o cartão nas compras.

Quem não declarou a renda com aluguéis também foi acompanhado pelo Fisco.

Na mira do Leão:
Cartão de crédito
Quem gastou mais do que a renda declarada
Aluguel
Quem não declarou ganhos com locação
Proprietário rural
Que apresentou renda menor ao gasto com insumos
Sócios
Ou titulares com movimentações discrepantes com a declaração
Flash
Intimados. Aqueles que declararam empréstimos acima da renda para justificar variação patrimonial também não vão escapar da convocação da Receita.

Fonte: O Tempo

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.