O programa de Micro Empreendedor Individual foi criado durante a crise financeira internacional, como uma solução para reduzir os impostos de empresários com baixo faturamento. Com isso, também houve a formalização e consequentemente, o acesso aos benefícios da Previdência, através da cobrança de um único tributo.
O MEI, visto como um grande benefício para os pequenos empresários, teve um grande aumento no número de empresário inscritos que aproveitaram a oportunidade para formalizar o seu negócio.
Esse aumento é devido ao crescimento econômico e também a uma mudança de cultura. Em pesquisa realizada pelo Sebrae, mostrou que as pessoas estão buscando com mais frequência o sonho de abrir seu próprio negócio.
Essa nova cultura, está constantemente evoluindo. Na semana passada, foi aprovado, pelo Senado, a criação da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, que foi uma promessa da campanha de Dilma.
A meta do Sebrae para o ano de 2013, é convencer os prefeitos eleitos a usar privilégios em suas licitações para beneficiar as micro e pequenas empresas. Assim, o número de inscritos no MEI vai aumentar e muito até o final do ano.