Por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central informou hoje (dia 14), que espera uma redução de 15% no preço da energia elétrica residencial neste ano.
A estimativa, de acordo com os diretores do BC, levou em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais anunciadas recentemente e os reajustes e revisões tarifárias já programadas para 2013.
Em janeiro, a presidente Dilma Roussef, anunciou que o corte no preço da energia para residências será de 18% e para indústria, de até 32%, porém, o valor informado hoje, permanece abaixo do anunciado anteriormente.
No caso dos preços administrados por contrato e monitorados, a estimativa do Comitê passou de 3,0% na reunião de janeiro para 2,7% para o período deste ano. Para o ano de 2014, a projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados foi mantida em 4,5%.
Enquanto isso, o Banco Central informou que os preços da telefonia fixa e do gás de bujão, provavelmente não sofrerão aumentos neste ano.
Fonte: Exame; G1