A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) registrou 464 mil novas empresas em 2012, tendo um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Boa parte desse aumento deve-se aos microempreendedores individuais, que fizeram 275 mil registros, cerca de 60% do total. Os setores ligados aos vestuário, beleza e alimentação foram as principais atividades que obtiveram esses novos cadastros.
Uma das explicações pelo aumento de cadastros, segundo os gestores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsável pela Jucesp, foi a procura pelo programa de Microempreendedor Individual (MEI), que além de tirar esses trabalhadores da informalidade, também permitem condições favoráveis, como os benefícios previstos pela legislação.
As vantagens incluem redução da carga tributária, com pagamento de menos impostos; registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); contratação de um empregado com menor custo; emissão de nota fiscal; acesso a crédito e participação em licitações públicas; cobertura previdenciária (aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, pensão por morte ou reclusão e salário-maternidade); isenção de cobrança para registro na Jucesp; alvará para funcionamento.
São Paulo é o estado líder no registro de novas empresas no Brasil, com 33% de participação no ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC). Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 9,4%, seguido por Paraná (7,9%), Rio Grande do Sul (7,4%) e Rio de Janeiro (6,6%).
Veja o ranking com as atividades que mais constituíram empresas no Estado de São Paulo em 2012:
1º Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios - 33.934
2º Cabeleireiros - 19.821
3º Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares - 11.330
4º Obras de alvenaria, pedreiro - 10.355
5º Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza - 9.611
6º Instalação e manutenção elétrica - 6.486
7º Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas - 6.486
8º Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal - 5.731
9º Fornecimento de alumentos preparados para consumo domiciliar - 5.607
10º Confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e sob medida - 5.502
Fonte: Diário Oficial