Com a aprovação no 13º EQT (Exame de Qualificação Técnica), contadores poderão obter o registro para atuar como auditores no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados
No próximo dia 23 de abril serão abertas as inscrições para o 13º EQT (Exame de Qualificação Técnica), que possibilita o registro no Cnai (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
O EQT habilita contadores para atuar como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados.
As inscrições poderão ser feitas no site do CFC (www.cfc.org.br) pelo link http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=7443. O valor da taxa de inscrição é de R$150.
Realização das provas
O Exame de Qualificação Técnica é realizado uma vez por ano e é composto por três provas. Todas serão realizadas em junho deste ano, nas seguintes datas:
- Dia 26 - Qualificação Técnica Geral;
- Dia 27 - específica para Banco Central do Brasil;
- Dia 28 - específica para Susep.
Todas as provas serão aplicadas no horário das 14h às 18h, horário de Brasília, nas seguintes cidades: Campinas, Marília, Ribeirão Preto e São Paulo (capital). Os locais serão divulgados nos sites do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e dos CRCs (Conselhos Regionais de Contabilidade), a partir do dia 17 de junho de 2013. O edital pode ser consultado no site do CFC – www.cfc.org.br.
Sobre o exame
O EQT é realizado desde 2004. Nos primeiros anos, os exames eram aplicados semestralmente, mas se tornou anual a partir de 2008, em função da demanda.
O 12º EQT obteve o total de 1.267 inscritos em todo o Brasil, sendo 960 inscritos para a prova de Qualificação Técnica Geral; 215 candidatos para atuação em Auditoria nas instituições reguladas pelo Banco Central do Brasil e 92 inscritos para a prova específica para atuação nas instituições reguladas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Sobre a Susep
A Susep é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.
Sobre o CRC SP
O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Em seus registros ativos constam mais de 140 mil profissionais e mais de 20 mil empresas de serviços contábeis.
Por meio do CRC SP, esses profissionais e empresas contam com um diversificado programa de educação profissional continuada, composto por palestras, seminários e oficinas realizadas na capital e no interior.
No portal do conselho estão disponíveis informações técnicas e notícias sobre o setor, disponibilizadas por diferentes ferramentas de comunicação, como a TV CRC SP. O objetivo do site é esclarecer e levar conhecimento para profissionais e empresários da área contábil, reforçando a importância da profissão – www.crcsp.org.br / https://www.facebook.com/crcsp.oficial.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de imprensa do CRC SP
Denise Kelen
[email protected]
Fone: (11) 3824-5400 ramal 1145 / 96076-0589
Partnersnet Comunicação Empresarial
Fone: (31) 3029-6888
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC SP