A Secretaria da Fazenda alerta empresários sobre a ação de dois homens que se passaram por fiscais da Receita Estadual, ontem (20) na cidade de Goiás. Os dois foram até uma empresa com o intuito de fazer a apreensão de mercadorias. Aparentando cerca de 30 anos de idade, altos e magros, os suspeitos usavam coletes azuis com detalhes vermelhos, diferentes dos usados pelos fiscais. Também portavam o documento “apreensão de mercadorias sem nota” com dados cadastrais da empresa e o brasão do Estado de Goiás. O documento também não conferia com o usado pelo fisco, explica o gerente de Arrecadação e Fiscalização, Carlos Corrêa.
O modo de agir dos “falsos fiscais” levantou suspeita da proprietária, que ameaçou ligar para a polícia, foi repreendida por eles, que acabaram fugindo do local. A empresa também comunicou o fato à Delegacia Regional de Fiscalização, que acompanhou a polícia nas buscas pelos suspeitos, mas eles não foram localizados. Segundo o delegado fiscal, Ricardo Ferreira, todas as delegacias de polícia da região foram informadas do ocorrido.
Diante do ocorrido, e da possibilidade de os suspeitos agirem em outros estabelecimentos de Goiás ou de outras cidades, a Gerência de Arrecadação e Fiscalização faz um alerta aos empresários para que possam identificar os fiscais da Receita Estadual. Segundo o gerente, Carlos Corrêa, os servidores da Sefaz têm ordem de serviço para fiscalização na empresa, usam veículos oficiais da Secretaria e portam a identificação funcional.
Outra recomendação é que, diante de qualquer suspeita, o empresário deve ligar para a Delegacia Regional de Fiscalização ou Agenfa para confirmar a identidade do fiscal. A Gerência ainda informa que a apreensão de mercadorias pelo fisco no estabelecimento não é ação comum da Sefaz, trata-se de exceção.
Fonte: SEFAZ - GO