Que os tempos mudaram, todo mundo já está cansado de saber. O que muita gente pode ainda não saber, é que os aposentados de hoje seguem um ritmo diferente dos que antes.
Se antigamente, aposentar-se significava ter um futuro certo, hoje em dia não é bem assim. O problema maior está em manter o padrão de vida do tempo que trabalhava. Por isso, muitas pessoas continuam trabalhando mesmo depois de aposentadas.
Em entrevista ao site da Forbes, o psicólogo Ken Dychtwald, mostra quatro mitos sobre a aposentadoria que devem ser repensados. veja:
Um plano de vida linear
O que costumava ser simples, agora não é mais. Antes, você tinha um trabalho e uma família, se aposentava e vivia tranquilamente. Hoje, podemos encontrar uma carreira depois dos 60 anos. De acordo com Dychtwald, o grupo que mais cresce no mercado de trabalho norte-americano tem sido de pessoas acima de 55 anos.
A definição de aposentadoria
Atualmente, ao pensar em aposentadoria não significa que você nunca mais irá trabalhar. De acordo com um levantamento feito por Dychtwald, apenas 29% das pessoas disseram que nunca mais queriam trabalhar novamente e cerca de 39% pensam em trabalhar em tempo parcial. Mais de 29% gostariam de combinar trabalho e lazer e 8% ainda querem trabalhar em tempo integral.
Pagamento de retirada
A aposentadoria não é sinal de "desaparecimento social". Pelo contrário, os aposentados do futuro terão que se envolver com a sociedade, a família e também com a vocação profissional. Esse não é só um tempo para descansar, mas também é tempo para se relacionar e continuar aprendendo.
Estado provedor
Nos tempos de hoje, ser idoso significa viver muito e viver bem. Com os avanços da tecnologia, muitos países, incluindo o Brasil, já registraram aumentos relevantes na população idosa. Com isso, houve um aumento no número de anos que os trabalhadores tem para poder se aposentarem.
Para se aposentar, no atual padrão de vida, é preciso levar em consideração cuidados com a saúde, segurança e planejamento de vida mais flexível. "A combinação da estratégia com as novas fontes de renda serão necessárias", conclui Dychtwald.
Fonte: Infomoney