x

Contabilista é profissional fundamental para as pequenas empresas

Ainda existe o mito de que as micro e pequenas empresas não necessitam do trabalho e da assessoria de um bom profissional de Contabilidade. Para o conselheiro

23/04/2009 00:00:00

1,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Ainda existe o mito de que as micro e pequenas empresas não necessitam do trabalho e da assessoria de um bom profissional de Contabilidade. Para o conselheiro do CRC SP e empresário contábil, Oswaldo Pereira, a atuação do Contabilista é ainda mais importante nas pequenas empresas do que nas grandes. Na entrevista para o CRC SP Online, o profissional explica a afirmação.

Muita gente pensa que, por se tratar de uma pequena empresa, não há a real necessidade da colaboração do Contabilista. Por que o profissional é tão indispensável à pequena empresa quanto numa grande companhia?

Em minha opinião, o Contabilista é mais importante na pequena empresa do que numa grande. Nas grandes corporações, os setores são administrados por profissionais que comandam áreas específicas e agregam seus conhecimentos para o desenvolvimento da empresa. Quando tratamos de micro e pequenas, na maioria dos casos, a administração é exercida pelos próprios donos e, quando muito, assessorada por gerentes.

O papel do Contabilista é imprescindível. Com seu conhecimento, ele concentra informações tanto na Contabilidade, como na gestão da empresa. Resumindo, o Contabilista é um profissional necessário para a grande empresa e fundamental às pequenas.

Muitos microempresários pensam que as atividades do Contabilista se resumem a pagamentos de impostos. Sabemos que ele é o responsável por outros processos. Quais seriam essas atividades?

Notamos que a cultura do empresário está mudando, mas essa ideia ainda persiste. Compete ao Contabilista, aliado aos interesses de seus clientes, demonstrar qualificações que o credenciem a modificar essa "filosofia".

O Contabilista é parte integrante dos processos da empresa e cabe a ele apresentar ao cliente as vantagens dele receber informações importantes proporcionadas pela Contabilidade gerencial e administrativa, além da Contabilidade Fisco Tributária. Com esses dados, o cliente irá planejar, administrar, direcionar metas etc.

Seria o Contabilista o responsável por direcionar o planejamento estratégico da empresa em busca do lucro?
Nessa tarefa, o Contabilista é essencial para a empresa. Não só pelo planejamento estratégico, mas também para planejamento social e para questões ambientais.

Contar com um Contabilista preparado seria um diferencial para o sucesso ou fracasso de uma empresa de pequeno porte?

Com certeza, o profissional da Contabilidade deixou de ser somente um executor de tarefas contábeis. Atualmente, assumiu o papel de consultor, sendo respeitado como orientador. Seu trabalho contribui para o sucesso da empresa.

Por que é importante para as empresas o profissional de Contabilidade ser criativo e atualizado?

Não só o Contabilista, como qualquer profissional, deve manter-se atualizado porque as situações mudam rapidamente com a globalização. Qualquer fato ocorrido no outro lado do mundo, com certeza, trará algumas situações diferenciadas ao nosso País.

O profissional contábil deverá aproveitar o momento para, cada vez mais, valorizar seu trabalho. Ter em mente que somos importantes para o crescimento das empresas e, consequentemente, para o crescimento da nação.

Fonte: CRC-SP

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.