x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

5 Dicas para planejar corretamente o Décimo Terceiro

Final de ano chegando e a grande preocupação das empreendedoras que possuem funcionários e o pagamento do Décimo Terceiro (13º) Salário dos empregados (ou gratificação de natal) e para evitar surpresas planejar é fundamental.

11/11/2014 09:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 Dicas para planejar corretamente o Décimo Terceiro

Final de ano chegando e a grande preocupação das empreendedoras que possuem funcionários e o pagamento do Décimo Terceiro (13º) Salário dos empregados (ou gratificação de natal) e para evitar surpresas planejar é fundamental.

1)    Faça uma provisão mensal dos valores devidos, tanto o cálculo em si como um fundo de reserva do valor, ele pode socorrer também em casos de desligamento;

2)    Cuidado com pagamentos de horas extras, adicionais e comissões, a média desses valores fazem parte da base de cálculo (muitas empreendedoras esquecem e programam um valor menor).

3)    Planeje também o pagamento dos impostos: FGTS (em cada parcela), INSS e IRRF, ambos na segunda parcela

4)    Lembre-se das datas de pagamento:

a) A primeira parcela do 13º salário deve ser paga de:

 i.    01/fevereiro a 30/novembro ou

ii.    por ocasião das férias (se solicitado pelo empregado em janeiro de cada ano).

b) A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 20 de dezembro;

c)  A terceira parcela do 13 º salário (isso mesmo!) deve ser paga até o dia 10 de janeiro (essa parcela refere-se a diferença apurada em dezembro de funcionários que recebam parcelas variáveis como comissões e horas extras).

5)    Observe se a Convenção coletiva não prevê datas de pagamentos em períodos diferentes da legislação, alguns sindicatos estabelecem o pagamento em julho e dezembro.

Vale ressaltar que o pagamento da gratificação em uma única parcela é ilegal, e caso o empregador decida pagar tudo em dezembro, ele estará sujeito a pagar multa por isso.

Até a próxima. 

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (https://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/) e foi curadora da Arena Sua Empresa Vai Virar na Virada Empreendedora de 2014.  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 17 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo 

 



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.