PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

29
Apr 2017
08:22
você está em:

Conteúdo » Artigos

IRPF 2015 – Novidades para o ajuste de contas

Mobilidade no IRPF. A declaração poderá ser feita em computador, dispositivos móveis ou mesmo online, bastando para isso, integrar as informações.

postado 03/03/2015 10:00:06 - 1.533 acessos

A Receita Federal do Brasil anunciou no dia 23 de Fevereiro mais novidades para o Ajuste de contas dos contribuintes pessoas físicas.

Mobilidade é a palavra-chave das novidades do IRPF. A declaração poderá ser feita em computador, dispositivos móveis ou mesmo online. O contribuinte poderá, inclusive, começar preenchendo num formato e terminar em outro, bastando para isso, integrar as informações.

Para os super conectados que tem facilidade com estas ferramentas e aplicativos, o IRPF está mais simples e descomplicado. Vale atentar para as falhas cometidas repetidamente por muitos e já divulgadas em outro artigo.

Outro cuidado é saber armazenar corretamente as informações de recibo e rascunho do corpo da declaração de IRPF porque depois poderá precisar durante o ano e não saberá como conseguir.

As declarações desse ano também trarão pré preenchimento da DMED – Declaração de Serviços Médicos e da DIMOB – Declaração de Informações Mobiliárias. O que isso significa na prática?

Significa que a Receita disponibilizará as informações que já recebeu das empresas médicas e dos cartórios, para ninguém correr o risco de fazer uma informação ou mesmo “errar no preenchimento de valores”.

Para os profissionais de saúde, a novidade é que a partir de agora deverão indicar o CPF das pessoas que atendem e para quem dão recibos médicos. Estas informações serão utilizadas na IRPF/2016.

Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, o objetivo da nova exigência para os profissionais liberais da área da saúde é minimizar as falhas cometidas pelos contribuintes na hora do preenchimento de suas declarações.

A cada ano a Receita apresenta novidades que demonstram maior controle de dados e melhor utilização das ferramentas de cruzamento de informações fornecidas por pessoas físicas e jurídicas.

O fato é que os controles eletrônicos podem levar a questionamentos e penalidades apenas por falta de conhecimento do contribuinte para fornecer adequadamente o que está sendo solicitado.

Quem vai se aventurar a fazer sozinho deverá pesquisar bastante sobre o tema, visto que, se pagar imposto já é tema complicado para a grande maioria, imagina ter mais prejuízos com isso?

#IRPF #IRPF/2015 #ajustes

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César