Contábeis o portal da profissão contábil

24
Aug 2017
01:51
você está em:

Conteúdo » Artigos

Sem volta: o futuro do emissor de NFe

Com o fim e o retorno dos emissores de NFe gratuitos, o que está por vir nesse cenário? E o que os pequenos e microempreendedores podem ganhar com a adoção de novas tecnologias, em relação a aspectos como segurança e produtividade? Clique e saiba.

postado 09/06/2017 08:34:02 - 10.310 acessos

Muito tem se falado sobre o fim do emissor gratuito de Notas Fiscais Eletrônicas e, agora, também sobre um possível retorno da aplicação. Mas o que isso significa para quem é empreendedor? E o que podemos esperar para o futuro dos emissores de NFe?

 
Quando a Secretaria da Fazenda de São Paulo anunciou a descontinuação de seu emissor gratuito de Notas Fiscais Eletrônica, muito se falou sobre os impactos para a rotina dos empreendedores. Hoje, no entanto, é possível dizer que o tempo do emissor gratuito acabou. E que novas soluções já podem, sim, ocupar seu espaço.

Para entender por que podemos afirmar isso, vale voltar aos motivos que levaram a SEFAZ/SP, que era a responsável pelo desenvolvimento e manutenção da aplicação, a decidir pelo fim do seu emissor: a grande maioria das empresas já haviam migrado ou estavam em pleno curso de migração para soluções mais modernas.

Nesse cenário, é imprescindível dizer que o emissor gratuito teve também sua parcela de utilidade. Ele ajudou, por exemplo, as pequenas e médias empresas a cumprirem algumas obrigações impostas pelo governo. Hoje, porém, não há mais como se voltar para trás em termos de tecnologia e performance.

Perdoem-me a sinceridade: quem estiver comemorando a decisão da SEFAZ/MA em assumir a continuidade do projeto, deve repensar sua posição. Não sabemos qual o curso que este segmento tomará, mas não acredito que possamos esperar grandes novidades deste prolongamento de vida do emissor.

Existem inúmeros fatores para que micro e pequenos empresários não utilizem mais o emissor gratuito. Mas, podemos focar em apenas duas razões: segurança e produtividade. Qualquer empresa sabe que os dados de emissão da NFe devem ser mantidos por, no mínimo, cinco anos. O emissor gratuito não pode, de maneira alguma, ser premiado por este quesito – todos devem entregar essa condição, como fator primário. Outro ponto é que o sistema grátis é de utilização extremamente morosa por não oferecer recursos para preenchimento automático.

Além disso, é importante ressaltar que o emissor gratuito mantido pela SEFAZ/MA tem apenas a intenção de evoluir o sistema, incorporando novas técnicas e atualizações, sem focar no valor que essa solução deve, de fato, gerar aos clientes.

Ao contrário da oferta do governo, o mercado atual se pauta em agilidade e competitividade. O que vale, nesse horizonte, é olhar o que o software de emissão de NFe pode entregar para o negócio do usuário. Afinal de contas, quem gerencia uma empresa precisa se voltar para ações que ajudem na sua produção e crescimento.

A migração para um emissor de NFe moderno, que já incorpore a utilização de certificado digital integrado e que tenha compromisso com o ambiente móvel – sem depender de uma instalação específica em uma máquina (como o gratuito) – é fundamental.

Para quem está em busca desse tipo de oferta, é essencial identificar soluções que tenham sólido compromisso na segurança dos dados e que permitam, entre outras coisas, a criação de configurações que agilizem a emissão de notas. Isso sim, com certeza, dá ao empreendedor muito mais tempo para empreender e inovar.

João Mortari é diretor de desenvolvimento tecnológico do Saldo Mais, sistema online de emissão e controle de notas fiscais eletrônicas

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César