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Esocial e cultura da empresa

A importância da cultura organizacional para incentivo de compromisso com a atualização de seus cadastros junto ao departamento de Recursos Humanos da Empresa.

13/09/2017 09:48

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Esocial e cultura da empresa

A aproximação do prazo para implantação do eSocial vem mexendo com as cabeças dos profissionais de contabilidade e de departamento pessoal para aprimoramento de conhecimentos técnicos e atenção em informações de cadastros, tabelas e parâmetros que atendem a exigência do Fisco no eSocial.

Essa movimentação natural de entender a nova obrigação, busca de conhecimento e implantação de novos procedimentos, me fez escrever este artigo para evidenciar o quanto ainda pensamos em “apagar incêndios”, deixando de agir estrategicamente sobre as origens das principais demandas da obrigação eSocial.

Muito se discute que o profissional que atua com Departamento Pessoal deve buscar o domínio sobre o tema eSocial e explorar recursos tecnológicos disponíveis no mercado para tratamento das informações que geram os eventos não periódicos do eSocial. Até certo ponto, o caminho é este! Mas há uma outra atividade que possui muita importância e que vai direto no foco do problema: A cultura das organizações.

Vivemos em um país em que alguns profissionais que possuem cursos superiores ou técnicos e são especialistas em suas funções, não conseguem conferir o quanto a empresa recolhe de INSS e/ou deposita de FGTS em seu recibo de pagamento mensal. E mais, esses mesmos não possuem o compromisso de manterem seus dados cadastrais atualizados junto a empresa.

Despertar esse interesse por parte dos profissionais é somente através de mudança de cultura.

Estou aqui para chamar a atenção que para o eSocial, Grau de Instrução, Local de moradia, estado civil dentre outras informações, influenciam diretamente em regras de validação da malha da Receita Federal e podem colocar a empresa em risco.

Imaginemos como a empresa pode apurar cotas de Menor Aprendiz ou Pessoa com deficiência, se a base para contagem dos percentuais envolve grau de instrução e nível de escolaridade dos colaboradores?

Portanto, promover uma educação cultural corporativa é tão importante quanto conhecer todos os indicadores de cadastros e tabelas do eSocial. Visto que uma empresa com profissionais envolvidos e comprometidos em manter seus dados atualizados, farão com que a informação chegue até o RH de modo fidedigno.

E concluindo, o profissional responsável pelo eSocial, deve desenvolver características de gestor e mediar reuniões educativas para promover uma mudança cultural de seus empregados fazendo com que todos conheçam a importância de manter contato direto com o RH e assim facilitar a sua rotina de trabalho no dia a dia.

É hora de levantar da cadeira e começar a falar de eSocial para TODOS!

Jefferson Dantas é Gestor de Recursos Humanos e especialista em Gestão Empresarial.

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