Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 23.318

Retificação Codigo GPS

Tatiana

Tatiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 12:12

Olá!!!!

Estou recebendo seguro desemprego e cometi um erro, recolhi GPS pelo codigo 1007 (contribuinte individual autonomo) ao inves de 1406 (facultativo), este recolhimento bloqueio o seguro desempregou, sendo assim necessito retificar o codigo, já fui em busca do INSS e o mesmo me pediu apenas para solicitar a restituição dos valores e aguardar.

Gostaria de saber de algum integrante, já passou por algum situação semelhante ou agradeço qualquer ideia.

Att.

Tatiana
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 12:12

Bom dia,


Tatiana,

Nunca aconteceu comigo não, mas poderia fazer um ajuste de guia alterando o código, posteriormente comparecer a Previdência para pegar um extrato de contribuições, com este extrato que constará como contribuição de desempregado (facultativo) protocolar recurso no Ministério do Trabalho. O recurso no MTE é demorando em média demora de 6 a 12 meses para uma resposta.

Saudações, boa sorte!!

Tiago de Lannes

Tatiana

Tatiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 15:27

Boa tarde Thiago!!

Realmente tentei fazer o ajuste da guia perante a receita federal e a mesma me orientou a procurar o INSS novamente e insistir para alteração, então fico sem ter o que fazer, vou tentar outra agência.

Agradeço a resposta.

Att.

Tatiana
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 18:09

Boa noite,

Tatiana,

Preencha o formulario de retificação do código GPS de 1007 para 1406. Porque precisará mudar no cadastro previdenciário a categoria do segurado, para que o MTE aceite o recurso.

Boa sorte!


Tiago

laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 10:47

Olá!

Saí da empresa onde trabalhava em Dezembro de 2013. Dei entrada no seguro-desemprego. Já no mês seguinte, com minhas reservas financeiras, continuei a pagar minha guia GPS pela Internet (eu continuo desempregada).

Acontece que por um erro eu paguei as duas primeiras guias (com competência Janeiro 2013 e Fevereiro 2013) com código 1007. E o correto era 1406. O valor que eu pagava em 2013 era R$135,60. Agora, em 2014, estou pagando R$144,80.

Eu paguei TODAS as guias de GPS desde que saí da empresa (com código errado ou certo, foi tudo pago)

Manualmente, no meu bankline por onde pago a guia da GPS, eu alterei o código da guia do GPS para 1406, mas sei que tenho que ir pessoalmente resolver isso.

O problema é como fazer para ajustar esse código. Liguei várias vezes para o 135 da Previdência e os atendentes dizem que tenho que comparecer em um posto da Previdência para solicitar “ajuste de recolhimento”. Li em algumas discussões aqui que o procedimento certo é outro: deve-se preencher um documento que se baixa na Internet e levar na Receita – e não na Previdência.

Estou muito confusa pois são dois procedimentos diferentes. Não sei como resolver.
Algum profissional da área poderia por gentileza me orientar sobre como resolver o problema?

Att.
Laura

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 10:56

Bom dia Laura,

Você precisa preencher um formulário e protocolar na Receita Federal, parte previdênciaria.
Clique aqui para baixar o flormulário: ]Link.

A Instrução Normativa a seguir orienta com os procedimentos: Clique Aqui.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 14:09

Boa tarde, Vania

E depois que eu protocolar esse documento do link que você me passou, o que devo fazer?

Tenho que ir na Previdência com esse documento? Mais alguma coisa que devo fazer?

Grata
Att.
Laura

laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 19:41

Olá, Vania

Estou agendando no site da Receita uma data para ir resolver o problema. Apareceu mais uma dúvida: para agendar, o site da Receita pede que a gente escolha o nome do serviço desejado. As opções que se referem à previdência são para pessoa jurídica.

Pode me dizer qual é a opção certa para alterar o código da GPS (pessoa física)?


Solicitação de Pesquisas

Pesquisas Relatório de Restrições Previdenciárias

Protocolo de Documentos
Recepção de Documentos Procuração RFB
Processos Tributos Internos Vistas
Processos Previdenciários Vistas

Procuradoria da Fazenda Nacional
PGFN Parcelamento de Débitos Parcelamento previdenciário
PGFN Parcelamento de Débitos Parcelamento de tributos internos, exceto débitos previdenci

Parcelamento
Reparcelamento Previdenciário
Parcelamento Previdenciário Administrativo PF Negociação
Parcelamento Não Previdenciário ITR Regularização
Parcelamento Não Previdenciário ITR Negociação
Parcelamento Dívida Ativa Previdenciária PF Negociação

Pagamento – Correção/Confirmação/Emissão de Documento

Ajuste de Guia da Previdencia Social - GPS CNPJ/CEI

Cópia de Documento

Solicitação de Cópias de Processos

Cobranças e Intimações
NFLD PF/PJ Emissão de Guias
Cobrança Previdenciária Atendimento de IP - Intimação de Pagamento
Cobrança Previdenciária Análise de Divergência GFIP X GPS

Certidões
CND Previdenciária Averbação de Obra de Constr. Civil PF

Cadastros
CEI (Cadastro Exclusivo do INSS) Acerto de Dados Cadastrais
Cadastramento Previdenciário Senha de Auto Atendimento

Aduana
Aduana e Comércio Exterior Siscomex Cadastro de Representante Legal
Aduana e Comércio Exterior Habilitação Pessoa Física

Obrigada
Laura

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 09:24

Bom dia Laura,

Liga no 146 da receita Federal, atendimento exclusivo a pessoa fisica para informações e orientações.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 20:33

Vania,

Fui na Receita como você orientou e a informação que obtive, inclusive do chefe da seção, é que eles NÃO ALTERAM código de PESSOA FÍSICA, somente JURÍDICA. Insisti, e ainda disseram que fui bem mal orientada (!!!!).

Fui na receita da Rua Augusta.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 08:34

Bom dia Laura,

Você ligou no 146 da Receita Federal, destinado a atendimento a pessoas físicas antes para se informar? Agendar? Enfim.
Talvez eles não façam mais este serviço, mas já foi feito por lá, eu mesma já fiz esse procedimento.

Então, se não for mais lá, procure a Previdência Social (INSS) e boa sorte!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.