Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.382

Auxilio Aluguel

Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 16:54

Boa tarde, Caros colegas do fórum.

Estou com um caso aqui no escritório e estou tentando achar uma solução no fórum.

Seguinte,

Estou escriturando uma empresa do interior de SP, e como muitas outras, não conseguia encontrar mão de obra qualificada na região e teve que trazer de fora os funcionários. A mesma alugou várias casas para estes funcionários que vieram de outras cidades para trabalhar na empresa.

A empresa paga integralmente os alugueis das casas, 01 aluguel para cada funcionário.

Gostaria da ajuda de vocês para saber como escriturar de forma correta e legal esses aluguéis, estou falando de 07 casas alugadas, todas em nome da empresa. No caso a empresa paga somente o aluguel e o iptu e os funcionários arcam com os gastos de água e luz.

O empresário tem duvida se isso viraria uma especie de remuneração, no caso ele paga o aluguem sem passar o dinheiro para conta do funcionário.

Aguardo contatos dos colegas.

Boa tarde e obrigado.

Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 14:42

boa tarde,
Esta opção voce resolveria a parte de escrituração, mas deixaria uma brecha para acões trabalhistas imensa. Meu conselho é informar ao seu cliente as consequencias que pode acarretar.

Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 14:52

Essa é a preocupação dele!

Mas, como diz no artigo, deveria constar isso no contrato de trabalho do pessoal e em alguns casos, o valor do aluguel ultrapassam os 25% do salário base.

Se continuar dessa forma ele deveria refazer os contratos e acrescentar essa cláusula e ainda tem o problema de aumentar o inss e o fgts.

Acho que a forma mais coerente para ele seria, acabar com esses contratos de alugueis que estão no nome da empresa, alugar as casas no nome dos funcionários e se for o caso fazer a retirada de lucro e passar o dinheiro do aluguel para os funcionário pagarem esses aluguéis.

Se eu estiver errado alguém me corrija por gentileza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.