Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.490

Imóvel para locação no estoque ou imobilizado

Gustavo Teles

Gustavo Teles

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Civil
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 23:08

Boa noite,

tenho uma empresa tributada pelo lucro presumido e cuja atividade é compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis, aluguel de imóveis próprios.
Comprei um galpão, fiz uma boa reforma e o coloquei a venda. Acabei alugando o galpão antes de vendê-lo.
Posso deixar o galpão no estoque por mais de um ano mesmo recebendo aluguel dele?
Os imóveis que tenho que lançar no imobilizado, obrigatoriamente, são apenas os de uso da empresa?
Essas minhas dúvidas surgiram pois me disseram que estando no estoque posso tributar pelos 5,93% + adicional IRPJ sobre o valor da venda e estando no imobilizado tenho que pagar 15% sobre o ganho de capital + CSLL, fora a depreciação que aumenta a base de cálculo.

Desde já agradeço,

Gustavo

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 14:00

Prezado Gustavo,

Desconsiderando a questão dos tributos que envolvem a situação. Você deve manter o galpão registrado no estoque independente do tempo que irá transcorrer, pois, para o bem se encontra destinado à venda, portanto, não é utilizado nas atividades da empresa o que é das prerrogativas para o bem ser classificado no imobilizado.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.