x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.471

abertura escola informatica

NOEMIA RODRIGUES

Noemia Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2006 | 12:42

Por gentileza, gostaria de saber quais as exigencias pra abertura de uma escola de informatica. Pode ser optante pelo simples federal? pode ser firma individual? o proprietario tem que ser tecnico formado? por favor preciso de todas as informações possiveis. desde já agradeço. Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2006 | 18:19

Oi Noemia,

Conforme se lê no Inciso XII do Artigo 20 da IN SRF Nº 608/06, as microempresas e as empresas de pequeno porte que tenham como atividade o ensino de informática, idiomas e outros cursos técnicos profissionalizantes estão impedidas de optar pelo Simples Federal, pois os referidos serviços assemelham-se àqueles exercidos por professores.

A pessoa não tem que ser (necessariamente) um técnico formado para poder ser o titular ou sócio de uma escola de informática.

No entanto, se é o próprio titular que dará as aulas, não poderá abrir uma empresa individual haja vista que estará exercendo atividades que se assemelham àquelas executadas por professores, conforme diz a Instrução Normativa mencionada .

Este é também o entendimento preconizado pelo Código Civil no seu artigo 966.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 13:34

MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL
DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DE JULGAMENTO EM RIBEIRÃO PRETO

1 º TURMA

ACÓRDÃO Nº 14-19060 de 13 de Marco de 2008


--------------------------------------------------------------------------------

ASSUNTO: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples

EMENTA: VEDAÇÃO/EXCLUSÃO À OPÇÃO PELO SIMPLES/ ESCOLAS - CURSOS LIVRES. As pessoas jurídicas cuja atividade seja de ensino ou treinamento tais como escola de idiomas, informática ou outros cursos livres, por assemelhar-se a de professor, estão vedadas de optar pelo Simples.

NÃO PODE OPTAR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.