Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.317

Dúvidas sobre pagamento DAS-MEI, IR, passagem de MEI para LT

Gabriel Teixeira

Gabriel Teixeira

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 03:20

Olá, tudo bem pessoal?

Eu estou no meio de uma enrascada e não consegui resolver lendo o forum.

Um breve histórico (tentarei ser bem resumido):

Criei minha MEI em 11/2010 na cidade de Bauru, e quase não utilizei até 2013 quando mudei pra São Paulo. Até então não tinha conhecimento de nada, em São Paulo fui abrir uma conta jurídica e transferi a empresa para meu endereço atual e me cadastrei na prefeitura para emissão de NFe.

Movimentando e aprendendo vi que não havia pagado quase nenhuma DAS, e acabei "empurrando com a barriga" até agora, e ai que surge o primeiro problema:

- Não consigo pagar de uma só vez todas as DAS e preciso passar minha MEI para ME ou LTDA. Quais são os problemas que isso causa? Consigo migrar para ME ou LTDA mesmo devendo as DAS?

Quanto ao IR, eu creio que tenha declarado corretamente porque o procedimento é simples, minha maior dúvida é:

- Quando transfiro valores da minha conta jurídica para minha conta física, eles são tributáveis? Saio da condição de pessoa física isento com esses repasses (considerando que passei mais de R$30.000,00/ano)?

Talvez eu tenha uma situação que esse ano eu chegue a R$99.000,00 de NF emitida.
O procedimento mais correto seria eu migrar a MEI para ME ou LTDA antes que ultrapasse os R$60.000,00 da MEI, estou certo?
Se eu não conseguir migrar e emitir esse valor no ano o que exatamente acontece? Eu não consegui achar uma informação resumida sobre.

Abraços,
e obrigado antecipadamente.

Gabriel Teixeira

Joseli Souza Castro

Joseli Souza Castro

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Sábado | 3 janeiro 2015 | 15:46

Boa Tarde!




Se eu não conseguir migrar e emitir esse valor no ano o que exatamente acontece? Eu não consegui achar uma informação resumida sobre.


Caso voce tenha ultrapassado o valor de 60.000,00 deverá recolher os tributos retroativamente como empresa optante do simples nacional .


Att

Joseli Souza

Fé é ri das impossibilidades.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.