x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 14.092

Obrigações Acessórias de uma Associação privada

RICARDO ANDRE SANTOS PEREIRA SEIXAS

Ricardo Andre Santos Pereira Seixas

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 09:41

Bom dia colegas,

Já fiz uma pesquisa em vários sites, mas não consegui extrair a informação de forma clara: quais as obrigações acessórias para um associação privada?

Ela envia DACON (até dez/2013), DCTF, DIPJ, EFD (contribuções e contábil)?

Quais ela está desobrigada?

Grande abraços a todos.

Flávia Aparecida Rodrigues

Flávia Aparecida Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 15:48

Boa tarde

Também estou com dúvidas, alguém pode ajudar?
Associação privada cód. 399-9 com os seguintes cnaes: 94.99-5-00 clube de benefícios motociclistas. Como procedo referente a recolhimento de impostos? Quais as alíquotas e prazos para pagamento? E quais as obrigações?qual sped? É a primeira vez que trabalho com esta atividade,estou confusa

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 21:00

Boa noite Flávia

Associação sem fins lucrativos - cuja natureza jurídica é 399-9, é pessoa jurídica isenta, portanto não está sujeita a nenhum regime tributário e por consequência não calcula impostos.

Sujeita-se apenas ao PIS-Folha de Pagamento a alíquota de 1% e ao imposto de renda sobre aplicações financeiras que será tributado exclusivamente pela fonte pagadora.

De modo geral para manter a isenção dos imposto estas entidades estão obrigadas a atender (entre outros) aos seguintes requisitos:

a) não remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos serviços prestados;
b) aplicar integralmente seus recursos na manutenção e desenvolvimento dos seus objetivos sociais;
c) manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão;
d) conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emissão, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivação de suas despesas, bem assim a realização de quaisquer outros atos ou operações que venham a modificar sua situação patrimonial;
e) apresentar, anualmente, Declaração de Rendimentos, em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal;
f) recolher os tributos retidos sobre os rendimentos por elas pagos ou creditados e a contribuição para a seguridade social relativa aos empregados, bem assim cumprir as obrigações acessórias daí decorrentes;.

Recentemente foram dispensadas da apresentação da Escrituração Contábil Digital, entretanto estão obrigadas a transmissão da DCTF e da ECF. (verifique legislação acerca do assunto)

Promova pesquisa no banco de dados do Fórum sobre o assunto, estou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se comentou a respeito

...

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 10:11

Sr. Saulo Heusi

Bom dia.
Já pesquisei em todo o forum
Associação Privada (399.9)
Cnae Principal 9430-8/00
Cnae Secund. 9493-6/00
Cnae Secund. 9499-5/00
Nome da Empresa: Clube de Amigos do Menor Patrulheiro da cidade de ..............
Esta empresa cede mão de obra dos menores a repartições pública, e empresas privadas.
A cobrança é feita com um simples demonstrativo dos salários + despesas.
Os CNAEs apresentados não tem nenhuma relação com alocação de mão de obra.
Tem menores que trabalham até a 4 anos neste club.
Pergunto:
Esta empresa deviria emitir nf de serviços com INSS + issqn retido?????

Pode até haver um cunho social nisto tudo, mas eu entendo que ela está prestando serviços de mão de obra dos menores

Por favor, eu e muitas outras pessoas do forum precisamos de uma informação precisa sobre os fatos

Abraços:

Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 14:58

Boa tarde Waldomiro,

Inicio de ano, declarações mil e serviço triplicado. Daí a falta do tempo suficiente para responder a todos os questionamento à mim direcionados e respostas
curtas e objetivas ao invés de mais elaboradas e elucidativas. Mas quero crer que você irá entender e relevar

Quanto ao fato da empresa possuir menores registrados, desde que sejam cumpridos os requisitos previstos quanto à vedação do trabalho do menor, dispostos no artigo 405 e seguintes da CLT e Decreto nº 6.481/2008, não existe impedimentos nesta contratação.

Quanto a retenção (INSS) , se a prestação de serviços acontece entre pessoas jurídicas estando o serviço listado nos artigos 117 e 118 da IN/RFB nº 971/2009, DEVE HAVER (SIM) a retenção previdenciária.

"Estamos" na sala "Legislação Federal".

Face a isto, com vistas a retificar as informações de acima, é aconselhável que você repita seu questionamento nas salas:

- Departamento Pessoal, para saber mais acerca do registro de menores, cessão de mão-de-obra e incidência (ou não) do INSS
- Legislações Estaduais , para saber mais acerca da emissão de Notas Fiscais e incidência (ou não) do ISS

Estou certo de que nestas salas lhe atenderá pessoas abalizadas com respostas corretas e fundamentadas.

Por oportuno é importante que você leia atentamente o Estatuto desta Associação, para saber se ele permite ou não o auferimento de receitas desta natureza.

...

WALDOMIRO PENA

Waldomiro Pena

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 17:37

Saulo Heusi, boa tarde
Vou te mandar um questionamento mais completo, quando puder me retorne


Retenção INSS Associações Privadas (399.9)

Empresa: Circulo de Amigos do menor Patrulheiro de .......
Cnae principal – 9430-8/00
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE PARA DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE MINORIAS ÉTNICAS
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO, ONG, DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO, ONG, DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO, ONG, DE GRUPOS MINORITÁRIOS
9430-8/00
ASSOCIAÇÃO, ONG, DE MOVIMENTOS ECOLÓGICOS

Secundários: 9493-6/00 - 9499-5/00
9493-6/00
ASSOCIAÇÃO CARNAVALESCA
9493-6/00
ASSOCIAÇÃO CULTURAL
9493-6/00
ASSOCIAÇÃO DE BLOCOS CARNAVALESCOS
9493-6/00
BLOCOS CARNAVALESCOS; ATIVIDADE DE
9493-6/00
CLUBE CARNAVALESCO
9493-6/00
CLUBE DE ARTESANATO
9493-6/00
CLUBE DE CINEMA
9493-6/00
CLUBE DE COLECIONADORES
9493-6/00
CLUBE DE FOTOGRAFIA
9493-6/00
CLUBE DE MÚSICA E ARTE
9493-6/00
CLUBE LITERÁRIO

9499-5/00
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE BAIRROS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE ESCOTEIROS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE MULHERES
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE ANIMAIS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES
9499-5/00
ASSOCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SAÚDE
9499-5/00
ATIVIDADES DE CENTRO ACADÊMICOS
9499-5/00
ATIVIDADES DE DIRETÓRIO ESTUDANTIL
9499-5/00
CLUBE DE CIÊNCIAS, DE ASTRONOMIA
9499-5/00
FÃ CLUBES
9499-5/00
ORGANIZAÇÃO DAS BANDEIRANTES
9499-5/00
ORGANIZAÇÃO DE CARIDADE
9499-5/00
ORGANIZAÇÃO SOCIAL, CIVIL, FRATERNAL
9499-5/00
ROTARY CLUB
9499-5/00
SOCIEDADE DE ANIMAIS
9499-5/00
SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS


Esta empresa aloca mão de obra de menores para repartições públicas e para empresas privadas. Ela só manda um simples resumo indicando os valores do salário dos menores, mais a taxa de administração.
Isto está correto????????
A natureza jurídica está correta neste caso???? (399.9 ?????)
Neste caso, devemos reter 11% de inss mais issqn??????
Esta empresa não deveria emitir Nf, indicando estas retenções???????
Nenhum destes cnaes está atrelado ao fornecimento de mão de obra.
78.10-8/00 – Seleção e Agenciamento de mão de obra mesmo que temporária

Realmente não sei como agir neste caso, me ajudem por favor.
OBS: No fórum não tem nada especifico em relação ao meu questionamento
A empresa não vive de doações, e sim das taxas cobradas pela alocação dos menores.
Os menores recebem salários dos tomadores através de recibos emitidos, por esta associação





Waldomiro Pena
Sómente sei, que, de tudo, não sei quase nada!!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.