x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 6.680

Formulário de movimento de funcionário - MEI

Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 13:59

Boa tarde caros colegas,

Não trabalho na área de departamento pessoal, mas estou ajudando uma amiga a realizar a contratação de um funcionário através do MEI, mas como não tenho esperiência fiquei com duvidas.

No portal do emprendedor tem as orientações sobre como proceder, mas fiquei com duvida no seguinte item em negrito:

"Após recebida a documentação, o MEI deverá:

Anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver;
Devolver ao empregado a sua CTPS em 48 horas;
Preencher a ficha de salário-família;
Incluir a admissão no CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Até o dia 15 de cada mês, o EI deverá postar o formulário que pode ser adquirido nos próprios Correios, no qual há a informação sobre o movimento de pessoal ocorrido do mês anterior;
Efetuar o cadastro no PIS, caso o empregado não possua a sua matrícula."

Mesmo que eu faça o registro do funcionário no CAGED, é necessário preencher esse formulário e enviar pelo correio? Se sim, para onde deve ser endereçado essa formulário?

Desde já agradeço!

Rafael Wyse Mendes

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 14:42

Rafael, para as empresas "normais", o CAGED só pode ser gerado/analisado pelo aplicativo próprio, e enviado pela internet. Se fizeres a declaração dessa forma, acredito eu que seja suficiente para cumprir essa obrigação acessória.

Confesso que não tinha conhecimento sobre essa informação do MEI, está parecendo que a declaração também pode ser feita via Correios, então talvez tenhas que procurar uma agência do órgão para verificar, caso não seja feito o envio da forma "tradicional".

Rafael Wyse Mendes

Rafael Wyse Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 09:00

Márcio, cheguei a essa mesma conclusão, interpretei que o MEI tem as duas opções, ou preenche o CAGED ou envia o formulário via correio. Mas como não tenho experiência na área fiquei realmente com duvida.

E no caso do MEI, que possui só um funcionário, todo mês precisa fazer a declaração pelo CAGED, ou só quando há demissões e admissões?

Obrigado novamente,

Att,

Rafael Wyse Mendes

ADRIANA PADILHA DA SILVA

Adriana Padilha da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 09:21

Bom dia, Rafael
a sua duvida é simples, O MEI, só poderá registrar spenas um funcionário correto?
a informação do CAGED basta apenas dar informação quando for admitido e quando for demitido e pode ser atraves do aplicativo ACI, e Caged Net ou em formulario do correio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.