Roberto S. Pinto
Prata DIVISÃO 3, Contador(a) Olá pessoal,
quero compartilhar uma situação e pedir vossa ajuda na solução do problema
Empresa tributada lucro real anual. Até setembro desse ano sempre enviou toda documentação necessária para o perfeito registro contabil. Em outubro iniciaram um novo sistema de ERP e ao mesmo tempo a troca de alguns responsaveis de areas administrativas. Com essa troca e por total falta informação, simplesmente ignoraram toda a documentação da empresa e consideraram como válidas as que continham no sistema. Para minha surpresa, quando fui "buscar" a documentação, simplesmente entregaram relatórios do sistema e só. Não enviaram uma unica nota fiscal de venda, não enviaram nenhum comprovante de cartão de credito ou boleto, sendo que temos um volume grande desse tipo de recebimento em conta corrente. A parte de gastos continuava 100%, com todas as despesas devidamente comprovadas. Minha primeira atitude foi evidenciar o ocorrido para a diretoria e ao mesmo tempo calcular o IRPJ e CSLL por estimativa, já que vinha apresentando balancetes mensais de suspensão.
Agora minha preocupação e de como proceder. Pelo andar da carroagem não irá ter condições de entregar os canhotos dos cartões de creditos, pois foram destruidos . Como proceder nesse caso, já que as despesas estão comprovadas e até mesmo as receitas, porém não sua forma de recebimento? Devo desconsiderar a tributação pelo lucro real por não ter uma contabilidade de acordo com a legislação ou não chega a tanto? como devo levar e considerar a tributação desse ano?
agradeço
att
Roberto