Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 45

acessos 9.542

Abertura de Empresa

Edson Ribeiro da Silva

Edson Ribeiro da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 16 anos Domingo | 20 abril 2008 | 14:23

Estou em estudo para abrir uma empresa para prestar serviço de Desenvolvimento de Software terceirizado.
Sou bastante leigo sobre o assunto, e gostaria de algumas orientações prévias sobre as opções que tenho para abrir esta empresa, de forma que possa exercer minha atividade legalmente porém claro, pagando a menor carga tributária possível.

Li um pouco sobre o assunto, mas a orientação do profissional que prestará o serviço contábil é a mais correta.

Já tive orientações para abrir uma empresa do tipo sociedade Ltda, outro já me orientou a abrir uma empresa de prestação de serviço com comercio, outro já diz que é melhor abrir uma empresa individual. Alguns dizem que é possível enquadrar no simples outros que não vale a pena que a tributação será maior nesse caso.

Meu faturamento será de aproximadamente 2000,00 ou 3000,0 mês, o que pelo que vi nas faixas do simples me enquadrará na faixa tributaria mais baixa.

Solicito orientações pois preciso definir logo isto para dar prosseguimento, e estou a procura de profissionais que me transmitam segurança nas atividades exercidas.

Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 22:13

Edson, Boa noite!
Qual a atividade real da sua empresa? Será desenvolvimento de software de prateleira? Ou será moldado de acordo com a necessidade do cliente? Pois isso altera e mto na maneira de tributação.
Me passando essa informação consigo te passar as informações mais concretas.

Aguardo seu retorno.

Roberta Lobo
Edson Ribeiro da Silva

Edson Ribeiro da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 16 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 23:14

Roberta desde já muito obrigado

Prestarei serviço a uma empresa de desenvolvimento, e preciso emitir NF pelos honorários de desenvolvimento.

Alguns já me disseram para abrir uma SA outros uma empresa individual.

Tambem já me disseram para abrir como comércio e ter a atividade de desenvolvimento como segunda para diminuir a tributação.

Estou mais perdido do que cego em tiroteio, e o que mais tenho sentido e má vontade dos profissionais em orientar.

Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 27 abril 2008 | 22:18

Edson, Boa noite!
É indiferente o fato de ter comércio, visto que a tributação varia de qualquer forma entre comércio e serviços. Se vc não tem idéia de comercializar nada, não há pq realizar a abertura para esta atividade.
Optante pelo SIMPLES os desenvolvedores de software não poderão ser de acordo com o texto abaixo:

Por meio da Solução de Consulta nº 7, de 17/01/2008 (DOU de 25/04/2008), a Divisão de Tributação da 10ª Região Fiscal da Receita Federal esclareceu que o suporte técnico em programas e sistemas de computador é atividade intelectual, de natureza técnica e científica que impede a opção pelo Simples Nacional.

O treinamento em sistemas de informática é atividade que impede a opção pelo Simples Nacional, por consistir de serviço de instrutor e/ou atividade intelectual, de natureza técnica e científica, salvo quando ministrado em regime de escola livre ou curso técnico, que teve a vedação excepcionada pela lei.

A empresa que exerce as atividades de instalação e implantação de programas de computador desenvolvido por terceiros não está impedida de optar pelo Simples Nacional, desde que não envolva serviços de consultoria.

Dispositivos legais: Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 17, incisos XI e XIII, e § 1º, inciso XVI.

Então eliminando a opção de tributação através do SIMPLES Nacional, nos resta Lucro Real e Lucro Presumido.

Lucro Real seria o pagamento do imposto a partir de alíquotas maiores, porém sobre o lucro efetivamente real. Vc retira do valor de suas receitas brutas todas as despesas dedútiveis (o que acredito que não serão muitas em sua atividade por ser prestadora de serviços).

Lucro Presumido seria o pagamento do imposto com alíquotas menores porém sobre a receita bruta de sua empresa.
Acredito que essa seria a melhor opção para sua empresa.

Espero ter ajudado. Caso não pode entrar em contato novamente q tento ser mais clara.

Roberta Lobo
JANETE DE C. SILVA

Janete de C. Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 14:55

boa tarde

estou querendo saber se a empresa que pretendo abrir pode ser optante do simples. atividade: eventos em geral, gerenciamento de carreiras e esportes, capitação de patrocínio.

aguardo uma ajuda o mais breve possível.

desde já agradeço a atenção.

janete

GABRIELA ABDO

Gabriela Abdo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 16:03

Boa tarde

Preciso abrir uma empresa de venda de computador e perifericos...

Eu vou comprar de uma distribuidora e revender para outras pessoas fisicas e juridicas

Como devo abrir?
Preciso ter um local aberto ao público?
E se eu nao tiver posso usar um endereço comercial?
Qual cnae seria favoravel p super simples?

Grata




Nota da moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada. Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
À usuária Gabriela Abdo: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 abril 2008 | 19:58

Gabriela, boa noite!
Não entendi mto bem sua pergunta com relação ao endereço comercial. Seria uma sala?

Quanto ao CNAE, acredito q se enquadre em 47.51-2-00.

Espero ter ajudado.

Roberta Lobo
HELCIO DE SOUZA BARROS

Helcio de Souza Barros

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 maio 2008 | 07:13

Estou começando agora e estou precisando de orientação.
Um amigo me procurou e quer abrir uma empresa nome da mesma Odontoprotese Ferreira, o deve ser feito para abertura da mesma, quais os impostos a pagar, onde devo ir para solicitar os documentos.

atenciosamente,

hélcio barros

Roberta Lobo

Roberta Lobo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 maio 2008 | 11:23

Helcio, Bom dia!
Precisamos de mais detalhes com relação a empresa. Qual será a atividade? Será societária ou individual?

Com essas informações acredito q conseguirei lhe auxiliar melhor.

Roberta Lobo
RENIVALDO DE CAMPOS

Renivaldo de Campos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 11:55

Olá, colegas.

por favor, se alguem puder me ajudar!!
Estou com a seguinte situação:

o que fazer, a prefeitura está solicitando o contrato de aluguel conforme endereço da constituição da empresa.

Ocorre que não existe o contrato, ja tenho outro processo com alteração endereço...

como o imovel foi devolvido o dono do imovel, não quer fazer uma declaração ou coisa do tipo para resolver..

Obrigado

vitor navarro

Vitor Navarro

Iniciante DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 14 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 08:31

Bom dia,

Preciso abrir uma empresa também como desenvolverdor de software assim como o edson. No meu caso eu serei analista desenvolvedor e farei softwares que são 50% padrão 50% customizaveis.
Precisa se encaixar em atividade intelectual, quais as instruções?

Abraço.

VALMIR HIDALGO ITRI

Valmir Hidalgo Itri

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Gerente
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 17:12

Prezados Senhores;

Sou um empresário do ramos de recursos humanos há 16 anos, devido à alta carga tributaria sobre nosso segmento, estou partindo para outro segmento.
O novo segmento será uma loja virtual, empresa constituída por dois sócios de ordem Ltda. com vendas somente pela internet.
A principio iremos comercializar instrumentos musicais, mas a curto prazo de tempo, pretendemos comercializar alarme, microcâmara, cercas elétricas, celulares e produtos eletro e eletrônico importados.
Gostaríamos de saber se podemos utilizarmos os CNAES conforme descrevemos abaixo
Atividade Principal
5215-9 Comercio varejista não especializado, sem predominância de produtos alimentícios
4649-402 Comercio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e domestico
Atividade secundarias
4756-300 Acessórios para instrumentos musicais, comercio varejista
4615-000 Alarme de uso domestico; representante comercial e agente do comércio
4759-899 Alarme eletrônicos, não associado a instalação ou manutenção

Devemos manter só atividade principal, como faz O Extra, e desconsiderar as demais?
As atividades Secundarias têm correlação com a atividade principal?
Podemos utilizar as atividade secundaria?
Quais seriam os impostos suas referidas alíquotas para o exercicio do comercio citado?
Qual os tipo de Cnaes que vocês sugeriam a utilizarmos

Obrigado pela atenção


valmir

Kátia Regina Pereira Aniceto

Kátia Regina Pereira Aniceto

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 12:24

Estou com uma dúvida cruel, portanto gostaria de orientação. Pretendo abrir uma empresa (sociedade empresarial) para prestação de serviços tecnicos (manutenção de ar condicionado) e representação comercial (venda do produto). Tinha como intensão enquadrá-la como microempresa, mas verifiquei que representação comercial não pode optar pelo SIMPLES.

Minha pergunta é: mesmo não optando pelo simples, posso enquadrá-la como MICROEMPRESA????
PRECISO DE RESPOSTA URGENTE

Obrigada

Ana Kelly Rodrigues Pessoa

Ana Kelly Rodrigues Pessoa

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 12:10

Ola,preciso de orientação.
Vou abrir uma papelaria com serviços de xerox,encadernação,plastificação etc.Aluguei o ponto,farei um contrato de aluguel por 1 ano.Mas não sei qual o próximo passo,já li diversos conteúdos sobre microempresa,etc.
Qual o próximo passo?Será uma papelaria sem sócio, somente eu.qual documentaçao será necessaria para legalizar?
Obrigada!

Richeli

Richeli

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 14:41

Boa tarde!

Tenho uma contabilidade em BH e preciso registrar uma empresa em São Paulo.Gostaria que me ajudasse quanto aos procedimentos.
È preciso fazer consulta prévia, quais são os custos (tx. Junta, alvará)?
Desde já, muito grata!

Valéria Moura

Valéria Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 14:56

Boa tarde, temos um cliente que mora na Colombia, e ele comprou a empresa e quer colocar uma pessoa brasileira para representar os tres socios colombianos, isso é possivel?
att

Valéria Moura.
"`Amarás o Senhor teu Deus
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
e de todo o teu entendimento!" Mt 22,34-40
PAULO PEREIRA LIMA

Paulo Pereira Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 11:35

Bom dia, um cliente viajou de Alagoas a São Paulo e comprou aproximadamente R$ 50.000,00 em mercadorias no nome dela pessoa física. Já dei entrada na JUCEAL e enviei a RECEITA e ainda não saiu o CNPJ. Pergunta-se o mês que vem ela vai funcionar a loja, existe algum problema em relação as compras feitas no nome dela e as mercadorias. A mesma corre risco de uma fiscalização?Em geral.

isabel c.e.vieira

Isabel C.e.vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 00:03

Bao noite, estou ajudando a legalizar uma igreja evangelica, mas é a primeira vez que trabalho com entidade sem fins lucrativos.
gostaria de saber se alguem pode me passar os passos para a devida legalização, e se possivel um modelo de ata, será uma assembleia.

desde já,
muito abrigada
Isabel.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 07:06

isabel, bom dia.

Pesquise em nossa base de dados (canto superior direito da tela), que encontrará farto material à sua disposição.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
SHEILA MALAQUIAS

Sheila Malaquias

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 09:45

Bom dia!!
É possível abrir uma empresa Individual (Requerimento de Empresário) no ramo de prestação de serviço( Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação), ou essa atividade obrigatoriamente deverá ser uma ltda.
Em relação a essa atividade, ela está relacionada no Anexo II da Resolução CGSN nº 18 de 06/2007, como atividade concomitante.
Ela será utilizada juntamente com o código 6399-2/00 que pode ser simples.
Existe algum impecílio em abrir a empresa como optante do simples?
Obrigada

Iran Couto Chalub

Iran Couto Chalub

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 18:04

Com a exigência da CEF de o Contador fazer o cadastro no CEI, como ocorrerá a tribuação nesta modalidade, com relação aos impostos federais e municipais, uma vez que quem possui o CEI está equiparado a uma pessoa juridica?

Obrigado,


Iran Couto Chalub

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.