Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 576

Duvida Contabilização

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 11:20

Caros amigos bom dia.

Estou com a seguinte situação em uma empresa.

Uma pessoa é sócia de uma empresa "A" e empresa "B" detentora de 98% das quotas em ambas as empresas. Devido a falta de caixa na empresa A, foram adquiridos empréstimos da empresa "B". A empresa "B" está encerrando suas atividades, logo todo seu passivo e ativo será transferido aos sócios.

Nesse caso há a possibilidade do sócio o qual ficou com o crédito da empresa B, e que está contabilizado na empresa A como empréstimo a pagar, ao invés de o sócio receber esse dinheiro, ele efetuar o aumento de capital social nesta empresa com esse crédito ? É correta essa situação ?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 14:41

Prezado Andre Luiz Polachini,

Para que tal situação fosse possível, a empresa "B" ao invés de ser encerrada poderia ser incorporada na empresa "A", dessa forma todos os ativos e passivos passar a fazer parte da empresa "A". Mais antes de proceder a incorporação deve ser feito uma transferência do empréstimo para o capital, saliento que tal situação necessita ser feito através de atos societários em ambas empresas, no primeiro momento aceitação em ambas empresas do aumento do capital devido ao empréstimo e posteriormente a encorporação propriamente dita.

Em caso de duvidas, favor detalhe-as.

At.
Marcos Vinicius

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 16:55

Boa tarde Marcos.

Acabei não me expressando corretamente, acontece que a empresa "B" não esta sendo encerrada propriamente dito e sim está sendo vendida, porém no contrato de venda dessa empresa ficou acordado que todos os bens e direitos e obrigações, não entraram na negociação, logo terei que fazer um fechamento contábil dessa empresa, transferindo aos sócios todos os haveres e deveres, e entre esses está esse empréstimo o qual citei acima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.