Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 56

acessos 33.896

Empresário x Sociedade Limitada

Marino Sampaio

Marino Sampaio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 15:13

> Um empresário me procurou para fazer a alteração de sua empresa (individual) para sociedade Limitada com a inclusão de um sócio.

> Como devo proceder esta mudança? Devo fazer a alteração no contrato social, modificando a sociedade, incluindo o novo sócio e alteração do capital social para posterior registro e regularização nos orgãos JUCESP, Receita Federal, INSS, FGTS, Receita Estadual e prefeitura municipal.

> No aguardo agradeço a atenção.

Marino Sampaio

Marino Sampaio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 julho 2008 | 16:09

> Ok, caros amigos entendi o recado.

> Procuro sempre consultar e pesquisar o forum antes de formular uma pergunta mas, desta vez foi puro vacilo de minha parte.

> Mesmo assim queria agradecer a atenção em minha pergunta.

JAMIR DAS GRAÇAS BORGES

Jamir das Graças Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 16:45

Amigos do forum:
Na realidade já é possivel transformar uma empresa individual em ltda. Aqui em Minas fiz este procedimento na Junta Comercial com dois processos. Um alterando o registro de empresario e outro um contrato social por transformação de empresario em ltda). Os dois foram deferidos pela Junta Comercial em 28/04/2009, só que ao acessar o Cadastro Sincronizado Nacional para liberacao de DBE, a Receita Federal alegou que não se pode alterar a natureza juridica do codigo 213-5 para 206-2, alegando o seguinte: ALTERACAO DE NATUREZA JURIDICA NAO PERMITIDA PELA LEGISLACAO VIGENTE.
Aí está o problema as empresas já foram alteradas na JUCEMG e estao impedidas pela Receita Federal para a emissão do DBE.
Alguem poderia me ajudar neste caso?

Grato.

Jamir

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 07:12

Jamir das Graças!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui (ainda mais por se tratar de um conterrâneo) e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Na realidade já é possivel transformar uma empresa individual em ltda. Aqui em Minas fiz este procedimento na Junta Comercial com dois processos. Um alterando o registro de empresario e outro um contrato social por transformação de empresario em ltda). Os dois foram deferidos pela Junta Comercial em 28/04/2009...

Em relação à sua informação, realmente já é possível esta transformação.
Mas vale lembrar que ela somente se tornou possível a partir de 01/01/2009. Até 31/12/2008 não era possível, como eu disse na postagem acima.
Para mais detalhes, temos esta postagem que contém até mesmo um anexo com o modelo do contrato social da transformação.


... só que ao acessar o Cadastro Sincronizado Nacional para liberacao de DBE, a Receita Federal alegou que não se pode alterar a natureza juridica do codigo 213-5 para 206-2, alegando o seguinte: ALTERACAO DE NATUREZA JURIDICA NAO PERMITIDA PELA LEGISLACAO VIGENTE.
Aí está o problema as empresas já foram alteradas na JUCEMG e estao impedidas pela Receita Federal para a emissão do DBE.
Alguem poderia me ajudar neste caso?

Já em relação à esta sua dúvida, confesso que ainda não cheguei nesta "fase".
Consultei na Jucemg de Paracatu/MG e fui informado que primeiro tem que registrar na Junta Comercial para depois dar entrada na RFB.
Estou indo hoje na RFB para obter informações sobre como fazer esta alteração no Cadastro Sincronizado.

Prometo que assim que tiver uma solução, postarei aqui.

Agora, se você ou qualquer outro de nossos amigos conseguir a solução antes de mim, gostaria que fosse postado aqui para que possamos aprender.


Tenha um ótimo dia!!!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 10:10

Bom dia Juliano Evangelista!!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui (ainda mais por se tratar de um conterrâneo) e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

O meu processo já foi deferido na Junta Comercial e, ao tentar fazer a alteração na RFB através do Cadastro Sincronizado, tive o mesmo retorno do amigo Jamir das Graças:
"...a Receita Federal alegou que não se pode alterar a natureza juridica do codigo 213-5 para 206-2, alegando o seguinte: ALTERACAO DE NATUREZA JURIDICA NAO PERMITIDA PELA LEGISLACAO VIGENTE".

Entrei em contato com a advogada da Junta Comercial (Jucemg) e fui informado que esta alteração na RFB deve ser feita por meio de um Ofício.
Acredito que também no Estado de MG seja necessário um Ofício para realizar a alteração.

Vou buscar a documentação na Jucemg hoje e depois irei fazer o Ofício para a RFB.
Qualquer novidade, volto a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARLENE ESTER

Marlene Ester

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 11:46

Bom dia Wilson Fortunato

Estou ansiosa aguardando o resultado da sua alteração no CNPJ de Empresário Individual para Sociedade, pq li no site do SEBRAE SP que não é possível manter o mesmo CNPJ na transformação...

kassio da silva tavares

Kassio da Silva Tavares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 11:37

Ola bom dia Wilson Fortunato

O processo na junta comercial ja esta pronto, so que quando eu fui dar entrada na Receita federal, A Receita Federal alegou que não se pode alterar a natureza juridica do codigo 213-5 para 206-2, alegando o seguinte: ALTERACAO DE NATUREZA JURIDICA NAO PERMITIDA PELA LEGISLACAO VIGENTE".

Preciso fazer um Oficio para a RFB, preciso do modelo se você tiver, ficarei muito grato. obrigado

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 15:45

As alterações da Transformação na Receita Federal, não podem ser feito pela Internet (por isso o erro), tem que ir pessoalmente na Receita apresentar cópia e original dos processos aprovados pela Junta Comercial (Requerimento do Empresário e Contrato Social de Transformação) na hora eles já fazem as alterações: Nome Empresarial, Natureza Juridica e Inclusão dos Sócios. As demais alterações deverão serem feitas através do programa CNPJ via internet, que foi a alteração do Capital Social.

Editado por Caroline Lima em 17 de julho de 2009 às 15:51:35

JAMIR DAS GRAÇAS BORGES

Jamir das Graças Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 15:59

PARA QUEM AINDA NÃO ALTEROU DE EMPRESARIO PARA LTDA:

Acessem o portal do DNRC(departamento nacional do registro do comercio) façam o download do requerimento de empresario e preencham os dados do empresario como está no registro inicial ou alterações efetuadas. no código do ato digitem 002 - descrição do ato - digitem alteração - descrição do evento digitem transformação, nos campos abaixo os dados do empresario conforme registro inicial ou alterações feitas.
Elaborem o contrato social por transformação de empresario na frente o nome da empresa............ ltda. todos os dados do empresario, registro na Junta e alterações se houver, CNPJ, fazendo uso do que permite o § 3º do art. 968 da lei 10.406/2002, com redação alterada pelo art. 10 da lei complementar nº 128/2008, ora transforma seu registro de empresario fulano de tal em sociedade empresaria, uma vez que admitiu o(s) socio(s) fulano e beltrano, passando a constituir o tipo juridico sociedade limitada a qual se regerá doravante pelo contrato social ao qual se obrigam mutuamente todos os socios; Na pagina da Junta Comercial deve ter o modelo.
mandem tudo junto pra junta comercial registrar e aguarde o registro.

PARA AS EMPRESAS QUE JÁ REGISTRARAM A TRANSFORMAÇÃO
OBS: Não adianta tentar via Cadastro Sincronizado que não consegue a alteração.

Façam um ofício a Receita Federal onde jurisdiciona a empresa explicando no oficio o motivo da transformação, registro na junta comercial, pedindo a alteração que poucos dias depois via consulta de cnpj está alterado a denominação social e tipo juridico. depois no estado e prefeitura de sua cidade. Eu já consegui alterar uma empresa aqui em minha cidade.

esperando ter atendido as duvidas.

Um abraço colegas.

JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 10:58

Caro amigo Jamir, gostei da explicação, estou fazendo uma transformação aqui cheguei a pedir pelo Sincronizado, mas apesar de achar que teria que ser feito por oficio tinha duvida e estava pronto para ir até a Receita, depois de sua resposta fechei todas as duvida... Valeu foi claro e preciso... grande abra,o

Atenciosamente:

JC
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 18:25

Boa Noite Nevton Pinheiro!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, você está correto em seu entendimento.
Não é necessário (e nem tem como) imprimir a DBE.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 10:40

Alguem tem o modelo de OFICIO para tar entrada na receita federal?

Caso alguem tiver, se possivel encaminha para meu e-mail, @Oculto, ou disponibiliza aqui no topico, muito obrigado!

André

André Ávila
kassio da silva tavares

Kassio da Silva Tavares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 11:22

oficio endereçado ao Chefe da receita federal

ref: solicitação de transformação de empresario individual em sociedade empresaria limitada.
senhor chefe

por falta de legislação vigente por parte da Receita Federal, no que se refere a transformação de empresario em sociedade empresaria limitada, venho solicitar por parte da receita federal que se proceda esta transformação de natureza juridica. Desde o ano de 2002 com o novo codigo civil e mais recentemente baseada na lei complementar 128/2008 que alterou a lei 123/2006, veio atender a esta transformação de natureza juridica possibilitando tal transformação. A empresa ......... .cnpj. ...., procedeu esta transformação na junta comercial do estado de .... com dois processos distintos: O primeiro realizando uma transformação de requerimento de empresario devidamente registrado sob o nº..... de ....... e imediatamente o contrato social por transformação de empresario em sociedade limitada, conforme registro na junta comercial sob o nº .... em ....desta forma modificando a partir daquela data sua natureza juridica, admitindo socio(s), alterando capital (se for o caso) endereço(se for o caso) e sua denominação social para ..............ltda se for ME coloca.Após o recebimento da documentação da Junta comercial no dia ..... foi tentado via cadastro sincronizado(isto se já tentou mas te garanto que não aceita, aparecendo a mensagem: ALTERAÇÃO DE NATUREZA JURIDICA NÃO PERMITIDA PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE~). Infelizmente para a receita federal ainda não houve esta transformação ou seja a sociedade empresaria limitada ....... ainda não existe por falta de legislação aplicavel para tal modificação. para tanto solicito da receita federal as devidas alterações cadastrais para a empresa nova ora transformada. Em anexo encaminho xerox autenticadas dos documentos da empresa ............ME, contrato social por transformação em sociedade empresaria limitada ............, copias autenticadas dos documentos de todos os socios para a comprovação por parte da receita federal No aguardo de um parecer favoravel neste impasse jurídico. Aguardo um pronunciamento.

o empresario assina o oficio.
obs: se quiser modificar um pouco o texto fica a seu critério
Depois de enviado a Receita vai consultando o cnpj que eles vão alterar os dados. O numero continua o mesmo.
Um abraço.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 11:18

Amigos!


Nesta última sexta-feira (24/07/2009) dei entrada na RFB do Ofício para a transformação de um Empresário para Sociedade Empresária Limitada.

Anexei à esta postagem o modelo do Ofício.

Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos (Por Luiz José):
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Liah

Liah

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 13:37

Olá a todos,

Gostei muito das explicações postadas no Fórum.
MUito esclarecedoras para quem vai fazer o procedimento de transformação.

Tirei todas as minhas dúvidas.
Obrigada!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 18:24

Boa noite Liah!!

Gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.

É um prazer tê-la aqui e uma imensa satisfação saber que você gostou do nosso Fórum.
Espero ainda que aprenda muito e nos ajude ainda mais.


Sobre este assunto, informo-lhe que nesta postagem você encontrará mais informações úteis.


Desejo-lhe uma ótima noite!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
WICKTOR JOSE DIAS DOS REIS

Wicktor Jose Dias dos Reis

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 15:01

Boa Tarde a todos, acabei de realizar um transformção de empresario indiviual para LTDA, na JUCESP deu tudo certo, foi deferido, tentei baixar o anexo, do modelo para a RFB e nao consegui, vcs poderiam me enviar através do e-mail. Agradeço desde já.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2009 | 15:23

Boa tarde Wicktor Jose Dias dos Reis!!!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo(a) aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação ao seu pedido de envio do anexo por e-mail, informo-lhe que acaber de fazer o Download do arquivo e não tive nenhum problema.

Vale lembrar que, o arquivo está no formato PDF e somente pode ser lido ser você tiver em seu computador o programa Adobe Reader (ou outro similar).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Tiago Pereira Antunes

Tiago Pereira Antunes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 10:38

Bom dia senhores.

Como sempre, esse forum está sempre atualizado, e sempre
um passo a frente dos demais foruns.

Agradeço pela informação obtida e pelo modelo de oficio.

Grande Abraço.

Paulinho José Lourenço

Paulinho José Lourenço

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 13:22

Boa Tarde,

Estou com um cliente nesta situação, alterei na JUCEG, mas no momento de alterar no CNPJ, não foi permitido. A RFB ficou de permitir com a versão do CNPJ 2.7, Mas, até agora nada. Ficarei aquardando uma solução.

Att.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 17:12

Boa tarde Paulinho José Lourenço!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua informação, está correto quando você diz que o processo de transformação não pode ser feito "via" CNPJ/Cadastro Sicronizado.
Mas, como já debatemos aqui no Fórum, você pode (e deve) fazer as alterações na RFB, Estado e Município via Ofício.
Temos, inclusive, um modelo deste Ofício em anexo à esta postagem.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.