x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 20

acessos 69.058

Conta caixa devedora

Reinaldo César Felisbino de Castro

Reinaldo César Felisbino de Castro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 12:34

A pergunta correta seria:
A conta caixa pode ficar credora no ativo, quando do levantametno do balanço?

"A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles." (Albert Einstein)

Reinaldo César Felisbino de Castro
Espaço Contábil - Lagoa da Prata MG
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 13:26

Boa tarde Reinaldo César.


Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Celina Demarque

Celina Demarque

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 13:44

Boa tarde Reinaldo,

As contas do Ativo não ficam credora, como o Luiz disse .. caso a empresa esteja com o caixa negativo, você terá que refazer o lançamento.

Uma sujestão - lança o valor como emprestimo para os sócios e faz um contrato mutuo, formalizando o emprestimo dos sócios para a empresa.

D- Caixa
C- C/C Sócio (Passivo)

Assim que a empresa tiver caixa, você quita a divida e formaliza com um recibo no valor.

Caso a conta bancaria fique negativo , você também deve proceder da mesma forma.

D- Banco C/C
C- Banco C/C (Passivo)

Nesse caso pode se realizar com a conta do Banco no Passivo, pois assim que o mês virar você volta o valor para o banco (Ativo) e zera o lançamento.

Ex.

A conta bancária ficou 60,00 credora conforme extrato banc.

D- Banco (Ativo)
C- Banco (Passivo) empresta 60,00 para o banco e a conta ficará com o saldo zerado.

Após virar o mês realiza a conta inversa.

D- Banco (Passivo)
C- Banco (Ativo) 60,00 - devolve o valor para o banco, pois no decorrer do mês é bem provavel que será depositado valores no banco para esse saldo ficar positivo.

É importante pensar o seguinte, nenhuma conta pode ficar negativa nas contas patrimoniais.

A não ser as contas que por si só já tem natureza negativa para reduzir os saldos.

Como a Amortização e Depreciação.

Quando alguma conta fica com saldo negativo, é sinal que há algum lançamento errado ou se deve tranportar o valor para outra conta.

Espero ter ajudado.

Celina.

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 15:35

Celina, com todo respeito, sobre os lançamentos de banco, eu nunca vi uma conta Banco C/C no Passivo, bem como essa transação que detalhaste! Discordo completamente dos lançamentos de banco que indicaste!
Sobre o caixa até seria aceitável, porém esse empréstimo tem que existir de fato! Não dá pra olhar as contas do ativo, verificar q o caixa tá credor e simplesmente fazer essa movimentação, com todo respeito! Creio que esse empréstimo dos sócios gera bem mais trabalho, aliás, seria uma decisão do tesoureiro com os sócios e daí eles informariam a contabilidade.
Obviamente que a conta Caixa não deve ficar credora, pois mesmo que n haja dinheiro vivo, pode haver documentos que comprovem a natureza devedora. O que pode ter acontecido é um erro de lançamento que gerou essa informação (caixa C).
Por favor, me corrijam se eu estiver errada, mas achei muito estranha essas movimentações bancárias da Celina. (Não me leve a mal, Celina!). Alguém explique melhor, por favor!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 16:04

Boa tarde


Tentarei esclarecer um pouco melhor este assunto.

Inicialmente temos como um bom início o fato de já aceitarmos que não pode ter caixa negativo, até porque não existe "dinheiro vivo" negativo; dinheiro em espécie é um bem material de valor econômico e com valor absoluto; ele nunca será negativo e é impossível alguém, neste caso a empresa, dever a si mesmo.

Sempre quando é aberta uma conta corrente no banco, de praxe é oferecido um certo "pacote de vantagens" geralmente composto em início por cheque especial, 1 ou 2 talões de cheques e cartão de débto/crédito.

O que nos importa neste momento é o "cheque especial", que a grosso modo podemos classificar como um micro-empréstimo já aprovado cujos juros são cobrados mensalmente a taxas altas, valor este que fica sempre disponível ao correntista como uma espécie de "recursos de emergência"; observemos que geralmente o valor do cheque especial é informado junto com o saldo disponível.

Considerando que no Ativo Circulante não é correto haver saldos credores (exceto para as contas de ajuste) e que um saldo bancário negativo nada mais é que o fato de uma empresa estar recorrendo ao empréstimo simples por intermédio do cheque especial, é justo que o saldo bancário negativo deva ser deslocado para o Passivo Circulante.

Levando em conta estas minhas conclusões é que sempre quando um saldo bancário fica negativo realmente não o deixo no Ativo Circulante e sim o transporto para o Passivo Circulante, em um grupo diferente dos saldos de empréstimos, visto que o cheque especial é usado por pouco tempo.

2 Passivo

2.1 Passivo Circulante

2.1.1 Fornecedores

2.1.1.01 Fornecedores Nacionais
2.1.1.01.0001 Empresa Alfa

2.1.2 Obrigações trabalhistas

2.1.3 Encargos trabalhistas

2.1.4 Obrigações tributárias

2.1.5 Financiamentos e Empréstimos

2.1.5.01 Cheque Especial
2.1.5.01.0001 Banco Alfa
2.1.5.01.0002 Banco Beta
2.1.5.01.0003 Banco Gama

2.1.5.02 Empréstimos Bancários
2.1.5.02.0001 Banco Alfa
2.1.5.02.0002 Banco Beta
2.1.5.02.0003 Banco Gama

2.1.5.03 Financiamentos Bancários
2.1.5.03.0001 Banco Alfa
2.1.5.03.0002 Banco Beta
2.1.5.03.0003 Banco Gama

Só há um porém: respeitando o conceito de que no Atvo Circulante não pode haver saldos negativos para bancos eu não transporto o saldo negativo do PC para o AC quando vira o mês, e sim, somente quando o saldo bancário fica positivo. É claro que a movimentação da conta corrente bancária faço lá no ativo circulante.

Esta é minha opinião.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 16:23

Fiquei pensando: há uma lógica na colocação da Celina e agora do Ricardo. Mas volto a falar que nunca vi essa movimentação bancária no passivo. Já trabalhei em escritório, empresa e em lugar nenhum vi isso. Vejam bem, n estou dizendo q estou certa, mas realmente fiquei curiosa e ainda gostaria que mais pessoas se pronunciassem a respeito! Se serei a única errada, peço desculpas!
Em uma empresa q trabalhei, dia sim, dia não havia uma conta q entrava no cheque especial. Então, pela explicação, dia sim, dia não, eu deveria "jogá-la" para o passivo?
Alguns podem pensar q estou exagerando, mas se levarmos em consideração q uma conta de natureza devedora nunca pode ficar credora (e vice-versa), é indiferente o período, se só no final do ano, do mês ou do dia.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 17:08

Boa tarde, Aline


Nosso fórum é (sim) um ponto de debates e enriquecimento mútuo de saberes. Todos ganhamos com isto: não só os participantes ativos do debate como também os internautas que consultarem este tópico.

Em relação ao seu trabalho em uma empresa cuja conta ficava negativa dia sim, dia não, observemos que se a escrituração fôsse diária, inevitavelmente você deveria estar transitando o saldo descoberto entre AC/PC, sempre quando se tornasse necessário regularizar o saldo. A resposta conclusiva para isto estaria na conciliação periódica dos lançamentos bancários com os extratos.

A razão para a classificação contábil de um saldo bancário negativo encontrei na NBC-T- 3.2.2.2:

3.2.2.2 - As contas do Ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, e as contas do Passivo são dispostas em ordem crescente dos prazos de exigibilidade, estabelecidos ou esperados, observando-se iguais procedimentos para os grupos e subgrupos.

Notas:
1) Um saldo bancário negativo nunca será realizável.
2) Um saldo bancário negativo (cheque especial é sinônimo de empréstimo), sim, sempre será exigível.

Fonte: CRC/SP

ou

"Contas bancárias negativas (credoras) ou saldos a favor de bancos não devem ser demonstrados como redução dos demais saldos bancários, mas sim, separadamente, como um item do passivo circulante. (grifo meu) Exceção é feita aos casos em que tais saldos devedores e credores estejam no mesmo banco e desde que a empresa tenha o direito de compensá-los"
fonte: Iudícibus, S.; Martins, E.; Gelbcke, E. R.; Manual de contabilidade das sociedades por ações aplicável também às demais sociedades. São Paulo, Atlas, 1995, 4ª ed.; P. 118

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 17:36

Boa tarde à todos,

O que foi colocado pela Aline e pelo Ricardo procedem, na movimentação diária você utiliza a conta banco do ativo normalmente, somente no fechamento de balancetes ou balanços você faz um lançamento de transferencia de saldo negativo (credor) para outra conta banco no passivo circulante para ficar demonstrado no balanço que a empresa tem um saldo de emprestimo à pagar. Ao iniciar o próximo exercício você faz o lançamento inverso, transportando novamente o saldo negativo ou credor para o ativo circulante na conta banco e segue fazendo os lançamentos da movimentação diária.

Saudações

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 17:43

Pessoal,

Num entendimento bem simples, quando se tem saldo em c/c negativo, faz o lançamento na conta do passivo porque considera-se esse saldo negativo como sendo um empréstimo a pagar, ou seja, o banco emprestou o dinheiro para a empresa e a empresa deverá pagar ao banco.

Um exemplo disto está na Declaração do IRPF. Quando uma pessoa física termina o saldo em c/c negativo, este valor deverá ser lançado na Ficha Dívidas e Ônus Reais da DIRPF.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 17:47

Meninos e meninas... parece que vós distoaram da pergunta inicial do consulente, ou seja, a dúvida do amigo Reinaldo tomou outro rumo.

Na verdade a dúvida dele se resume em uma simples resposta que já foi dada pelo amigo Luiz José, que ora transcrevo(mesmo sem pedir permissão)

Boa tarde Reinaldo César.

Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.

Notar que a discussão tomou outro rumo, que talvez ou ainda certamente irá confundir ainda mais. ok?

Oras... se o caixa de uma empresa(as empresas hoje jamais operam com milhões em caixa,) fica credor, pode ter sido uma inversão de lançamentos, cabe apenas fazer uma conciliação e pronto, certamente o erro será encontrado.

Por oportuno, o debate sempre é bem vindo, posto que o FORUM é e foi criado para isto, porém, jamais devemos sair da linha de raciocinio.

Obrigado a todos.

Bom final de semana.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 julho 2008 | 18:09

Cláudio,

Concordo com você em partes.

A dúvida do amigo Reinaldo era uma e foi respondida, mas na resposta, surgiu outra dúvida, que também foi respondida.

Pelo menos foi isso que eu entendi.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Celina Demarque

Celina Demarque

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 08:19

Bom Gente,

Espero que eu não tenha dado nenhuma resposta errada, pois como nossa colega Aline ficou em duvida de minha resposta.

Sempre contabilzei assim minhas contas credoras, mas antes de efetuar o lançamento, eu concilio a conta para saber se foi feito algum lançamento errado.

Mas como trabalho com varias empresas, e tenho sempre que conciliar varias contas, sempre tenho que tranpostar o lançamento.

Pois caros colegas, quem trabalha tercerizado sempre tem que dar um pequeno ajuste nas contas de nossos clientes, pois existe cliente ainda que recusam emitir Notas Fiscais, e assi não tem como faturar e claro não temos como pagar contas.

Infelizmente existe pessoas que não reconhecem nossos serviços e muito menos nossos ensinamentos.

Bom, mas sem fugir do assunto ... acredito que não ficou duvida alguma que nenhuma conta fica negativa, caso ocorra .. deve ser ajustada.

Celina.

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 08:45

Caros colegas.

Quero pedir desculpas se destoei da pergunta inicial, mas como disse o Wilson, como na resposta dada ao Reinaldo surgiu uma dúvida, e levando-se em consideração que praticamente referem-se a mesma coisa, eu apenas quis saná-la.

Entendi perfeitamente todas as respostas, bem como o raciocínio básico e lógico de que uma c/c negativa significa o empréstimo do banco à empresa, portanto, nada mais lógico do que ser colocada no passivo.

Quero dizer que a explicação e embasamento para minha dúvida está numa resposta dada pelo Ricardo:

"... Exceção é feita aos casos em que tais saldos devedores e credores estejam no mesmo banco e desde que a empresa tenha o direito de compensá-los"
fonte: Iudícibus, S.; Martins, E.; Gelbcke, E. R.; Manual de contabilidade das sociedades por ações aplicável também às demais sociedades. São Paulo, Atlas, 1995, 4ª ed.; P. 118


Quero agradecer pelas respostas, e agora já sei o que dizer qnd me questionarem.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 09:16

Bom dia, Aline


Faço coro ao seu pedido de desculpas pelo desvio da pergunta inicial.

Nosso fórum é louvado por isto: debate rico em informações; quanto às técnicas contábeis que adotamos, convém mencionar que enquanto eu e outros profissionais adotamos a primeira opção, você e outros profissionais seguem a segunda opção (segundo o texto de manual de contabilidade das s/a).

O importante é que dirimimos as dúvidas de maneira proveitosa.

Saudações.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
MARIO DE OLIVEIRA MIRANDA

Mario de Oliveira Miranda

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 15:58

Senhores..

Creio eu que tenha ficado um tanto quanto vaga a citação da norma legal quanto ao tratamento da conta bancária negativa no passivo
Se houver outra citação mais explicita, deve ser abordada.


Abraços.

Mário de Oliveira Miranda
Contador
Maringá, PR
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 10:06

Bom dia Franklin !

Veja minha resposta acima, os lançamentos de transferência de saldo são feitos somente no final do mês e início do mês seguinte.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 10:13

Bom dia Franklin De Vasconcelos Silva!


... no caso se o valor do cheque especial diminuir ...


Antes de tentar ajudá-lo, me confirme uma coisa: O que está diminuindo?? Apenas o limite do cheque especial ou o valor utilizado pela empresa do cheque especial??

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 11:14

Bom dia Wilson Fernando De A. Fortunato,

O saldo do banco está credor, lançei no passivo circulante, no prox mês houve movimentações que diminuiu o saldo credor. Então peguei o saldo do passivo e diminui fazendo o seguinte lançamento. O saldo do banco continuará zerado.

D - Banco do Brasil (PC)
C - Banco do Brasil (AC)

está correto?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 11:33

Franklin De Vasconcelos Silva,

Se o lançamento for somente da redução do valor utilizado do limite de cheque especial, o lançamento é este mesmo.

A grosso modo, este lançamento é como que se você estivesse pegando o dinheiro da conta corrente ("C - Banco do Brasil (AC)") e pagando o empréstimo junto ao banco (cheque especial - "D - Banco do Brasil (PC)").

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.