x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 36

acessos 28.469

Ausência de GFIP

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 11:58

Ola,

Tem um empresa que esta constando ausência de GFIP no mês 03/2015 e mês 04/2015, no caso o ultimo funcionário saiu no dia 09/03/2015, quando vou fazer o processo da GFIP, consta inconsistência por não haver contribuinte ao FGTS.
Como faço para tira-las para que não conste mais em aberto?

Att:

Anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 13:47

Boa tarde,
Conforme mencionado pela Vânia deverá efetuar a SEFIP da competência 03/2015 na modalidade 1, pois ainda há um resíduo da demissão do período.
Já a outra competência deverá informar sem movimento.

Anderson
Analista Departamento Pessoal - RJ.
----------------------------------------------
" Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. "

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 14:35

Obrigada! Deu certo!!!

Agora estou com outra duvida rsrs


Uma FILIAL consta ausência de GFIP 2010 (out/nov/dez/13°) e 2011 (jan/fev)

olhando aqui no programa que uso vi que a funcionaria foi admitida em 01/12/2010 na Matriz e transferida para a Filial em 01/03/2011, no registro da Filial consta data de admissão em 01/12/2010 mas com os dados de transferência, no caso Rais -04 e CAGED-70, e data de transferência 01/03/2011, que só a partir desta data 01/03/2011 que começam os calculos na Filial.

Sendo assim, já que antes disso não tinha funcionários na empresa, todo esse período que consta em falta de Gfip é só fazer sem movimento?

Anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 14:41

Correto Fernanda!
Todos os outros meses deverá ser feito sem movimento.
Pois somente houve movimento a partir de março.

Anderson
Analista Departamento Pessoal - RJ.
----------------------------------------------
" Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. "
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 08:47

Fernanda
Bom dia,

Não precisa enviar de todo o período sem movimento. Veja orientações de acordo com o Manual SEFIP:

5 – AUSÊNCIA DE FATO GERADOR (SEM MOVIMENTO)
Inexistindo recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento), que é assinalado na tela de abertura do movimento, para o código 115.
O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subsequentes
até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 09:29

Bom dia Vânia,
Já lhi essa matéria especificado pela sua pessoa, sobre o fato da Ausência do Fator Gerador.
Sendo que quando vamos emitir CND sempre consta as competências em abertas, pois a caixa não transmiti a informação para a Receita enquanto não gerarmos o fator de ausência e transmiti-la.
Sendo assim, não podendo Emitir a Certidão até transmitir as competências sem movimento.

Anderson
Analista Departamento Pessoal - RJ.
----------------------------------------------
" Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. "
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 09:33

Perfeitamente Anderson, mas não é necessário transmitir todos os meses.

...
O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subsequentes
até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária.
...


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 09:10

Obrigada Vânia Zaniratto pelo esclarecimento!


Hoje o escritório onde trabalho adquiriu um novo cliente, e o Relatório de Situação Fiscal da empresa dele
consta ausência de GFIP desde 12/2009 até o mês atual 06/2015,todo periodo sem movimento.
de acordo com a explicação acima, basta eu transmitir somente a competencia 12/2009 ?

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 15:00

Olá pessoal, boa tarde!

Recentemente entrou uma empresa aqui no escritório que encontra-se aberta desde 04/2012, e desde essa data com funcionários registrados, porém, essa empresa entrou agora para "cuidarmos" dela e no relatório de situação fiscal consta Ausência de GFIP nas competências 13 dos anos 2012, 2013 e 2014, e para piorar não veio nenhum tipo registro de funcionários dessas datas... Não sei o que fazer, estou de mãos atadas, eu poderia simplesmente transmitir uma GFIP sem movimento na competência da abertura, mas acontece que nesse mesmo relatório constam GPS em aberto começando exatamente no mês de abertura da empresa!

Não sei se me expressei bem... Será que alguém de vocês já passou por isso? O que posso fazer?
Preciso gerar essas GFIPs, mas como??

Agradeço desde já.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 11:16

Bom dia Vânia! Não são pró-labores, pois o empresário não fazia essa retirada.

Você sabe o que eu poderia fazer? Ou o que seria correto a se fazer?

Obrigada!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 13:32

Olá Patrícia Egêa

Se tinha empregados você precisa transmitir as GFIPs 13 que está solicitando com as informações do 13º salário integral dos empregados.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Fábio de Assis

Fábio de Assis

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 15:12

Boa Tarde amigos e Amigas,


Ausência de GFIP

Vê se vocês podem me ajudar, peguei uma empresa que tem ausência de GFIP de JUN/2013 á JUL/2015, como devo proceder para sanar essa pendencia, sendo que a empresa nunca teve funcionário registrado?


Outra duvida é: consta divergência de GFIP X GPS (Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS), competência de 03/2013! gostaria de orientação para sanar essa pendência!


desde já agradeço a ajuda.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 17:08

Boa tarde Fábio!

Se a empresa nunca teve funcionários registrados e nem sócios com retirada de pró-labore, basta gerar uma GFIP com a competência inicial e a outras "sumiram" automaticamente.

Se a competência 03/2013 esta em aberto, provavelmente houve algum tipo de movimentação na empresa sim... As vezes a GFIP foi enviada porém não mandaram os relatórios para você, o que é bem comum por sinal :/

Espero ter ajudado.


Att.

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 08:39

Sergio, a transmissão da GFIP pode ser feita com o certificado do responsável (escritório) ou com o próprio certificado da empresa.

larissa camargos pego

Larissa Camargos Pego

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 16:31

Estou com uma dúvida: trabalho com caixa escolar, não possui trabalhador, e está com ausência da GFIP de abril e maio
A primeira é sem fator gerador e já foi enviada pelo sistema do conectividade social. (mesmo assim consta a ausência)
A segunda foi enviada com o código da primeira e tem valor de gps paga, ou seja na hora do envio a correta não foi. Será que posso enviar a que deveria ter ido, ou devo refazer? Lembrando que a gps já foi paga.
O que fazer??

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.