x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 598

Registrando um funcionário de uma empresa MEI do Zero

Raul

Raul

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Eletrônica
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 00:41

Boa Noite Pessoal,

Sou MEI(Micro empreendedor individual) novo e estou para registrar um funcionário em meu CNPJ, porem estou encontrando algumas dificuldades para dar sequencia no registro e gostaria muito do apoio de vocês.

Li que tenho primeiramente que solicitar ao futuro funcionário os seguintes documentos:
- CTPS
- RG
- CPF
- Certidão de Nascimento
- Certificado Militar
- Cartão PIS
- Atestado Medico Admissional
- Comprovante de Residencia
- Foto 3x4

Ate aqui ok, os problemas começam para mim e muitos outros agora:

1º - Anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver;
Em quais parte da CTPS devo anotar e quais textos devo colocar nas "Anotações Gerais".

2º - Preencher ficha salario-família;
O que é isso? Onde encontro isso? Para quem envio isso?

3º - Incluir a admissão no CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Até o dia 15 de cada mês, o EI deverá postar o formulário que pode ser adquirido nos próprios Correios, no qual há a informação sobre o movimento de pessoal ocorrido do mês anterior;
Pela internet não consigo este formulário? Todo mês faço isso ou somente uma unica vezes, pois no site do portal do MEI esta escrito conforme acima....não sei se interpretei mau.

4º - Cadastro do PIS;
Tranquilo, pessoa já tem.

5º - FGTS;
Como preencho e pago mensalmente para o empregado?

6º - Faixa salarial 2015 para Auxiliar Adm?

7º - Quais descontos serão feitos ao funcionário?

8º - Quais as taxas que tenho que pagar?

9º - Falta mais alguma coisa?

Meu ramo de atividade é Comercio de Eletrônicos e Assistência Técnica em Eletrônicos, quero colocar um auxiliar administrativo. Preciso pagar/colocar no sindicato?

Peço encarecidamente a ajuda de vocês pois no momento não consigo pagar para alguém de contabilidade fazer esta parte.

Desde já agradeço,

Respeitosamente,

Raul




MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 07:10

Prezado amigo, por mais que queiramos ajuda-lo, fica dificil,pois sao muitos itens e implicaçoes e tambem registros, o ideal e procurar um profissional de contabilidade, pois o mesmo esta qualificado a fazer tudo isso corretamente, explique a situaçao , converse , parcele etc. Se voce diz que nao tem como , pagar, e o empregado que esta contratando, certamente sera mais custoso do que fazer a coisa direita. Pois vai aprendendo, qualquer desses itens se for feito errado ou fora de prazo gera multas, e as mesmas certamente serao mais caras do que pagar a um profissional. Conselho de quem tem mais de 50 anos de profissao, ja vi casos como o seu acontecer e deu, prejuizo ao empreendedor, por ter feito com pessoas desqualificadas para o assunto, que cobrou uma gorgeta so, mas as multas que vieram depois, daria para ter pago a um profissional e sobraria muito ainda.


Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.