x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.127

Monitoramento de câmeras por Vigia/Porteiro

Carolline

Carolline

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 09:36

Bom dia.

Tenho um condomínio onde temos registrados Viga/Porteiro, exatamente nesta nomenclatura. Seu contrato de trabalho especifica suas funções para que não tenhamos o acúmulo de cargo.
Entretanto, em contrato não consta o monitoramento de câmera de segurança. Porém, esta atividade é executada rotineiramente pelos funcionários inclusos na função.

Isso gera acúmulo de cargo, sendo devido aos funcionários os 20% correspondentes?

Aguardo.

Att.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 09:57

Carolline, bom dia!

Vigia e Porteiro são funções distintas, ainda que as atribuições sejam as mesmas não se deve colocar na CTPS Vigia/Porteiro, pois qual CBO ira utilizar?

5174-05 - Porteiro (hotel)

5174-10 - Porteiro de edifícios

5174-20 - Vigia noturno

Descrição Sumária

Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, inclusive comerciais, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências,previnir perdas,evitar incêndios e acidentes, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.
www.mtecbo.gov.br

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Carolline

Carolline

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 10:26

Bom dia Fredson.

Foi o advogado trabalhista que nos auxilia que orientou que colocássemos em contrato as funções exatas do cargo Vigia/Porteiro para que não tivéssemos problemas.
Eu sei que são funções distintas e não estou de acordo desde o início com essa questão, mas infelizmente por mais que eu tentasse argumentar não obtive resultado.
O que eu preciso saber é se a função de monitoramento de câmeras poderia ensejar um acúmulo de cargo dentro desse contexto, seja para Vigia ou para Porteiro, em separado.

Att.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 10:39

Carolline,

Nos dias de hoje nos utilizamos da tecnologia para nos auxiliar e agilizar vários processos no dia a dia, otimizado tempo reduzindo custo etc, assim as organizações também tem aderido os meios viáveis ao seu favor,sem trazer perjuro aos seus colaboradores, intento que um Porteiro ou Vigia ao utilizar das ferramentas disponibilizadas pela empresa para garantir a eficácia no que tange a segurança de todos e no bom desempenho das suas atribuições não vejo problema algum já que não lhe traz prejuízos, quanto as orientações do advogado você pode replicar demonstrando a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) .

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.