Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 4.275

retificação online irpf

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:25

Boa tarde Andrey

No e-CAC:

- Estrato do Processamento da DIRPF (a esquerda)

Na próxima Tela = "Declarações do Imposto de Renda"

Na linha da Declaração a ser retificada:
Na coluna "Serviços" (a direita)

Primeiro ícone = Extrato
Segundo ícone = Retificação
Terceiro ícone = Débitos

Você pode retificar, transmitir e imprimir a DIRPF e o Recibo

Como já lhe disse, fiz isto ontem a noite e não precisei de Certificado Digital algum.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 14:38

Boa tarde Andrey

Diante de sua afirmação acessei (agora) o e-CAC novamente com o Código de Acesso de um cliente que eu sei que precisa retificar as duas últimas DIRPFs e ele não quer retificá-las por achar que está certo.

Na linha de DIRPF em questão constam:

1º ícone = Um quadradinho com com uma bolinha vermelha e o sinal de menos em branco - Ao pousar o ponteiro do mouse nesta figura, surge os dizeres "Pendência"
2º ícone = Um quadradinho com um lápis amarelo - Ao pousar o ponteiro do mouse neste segunda figura, sugere os dizeres "Retificação"
3º ícone = o desenho de duas folhas sobrepostas - Ao pousar o ponteiro do mouse nesta terceira figura, surge os dizeres "Recibo".

Ao clicar sobre o ícone "Retificação" surge cópia de sua DIRPF com a inscrição/titulo: "Dados Recuperados da Declaração constante da base de dados da Receita Federal do Brasil"

Em seguida uma mensagem ordenando a permissão de pop-ups da página para permitir a retificação.

Como pode ver, estou certo do que vi e fiz.

Tente com outro navegador.... tem certeza de que sua DIRPF está com pendências? se não estiver a opção "retificação" não estará disponível.

...

Luana

Luana

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 23:44

Saulo Heusi a informação também foi útil para mim, agradeço!

Eu estou tentanto retificar minha declaração de 2015 pois me esqueci de colocar o valor da conta corrente de 2 bancos (ambos acima do limite mínimo de R$140,00). Mas também não aparece o ícone.

Como vc disse:

Tente com outro navegador.... tem certeza de que sua DIRPF está com pendências? se não estiver a opção "retificação" não estará disponível.


Acredito que a receita não tenha detectado meu esquecimento como uma pendência, por isso não consigo retificar.

Sendo assim, posso fazer a declaração de 2016 tranquilamente, colocando o valor em conta corrente em 31/12/2015, conforme demonstrativo enviado a mim pelo banco? Fiquei receosa já que não consta este valor final na minha declaração de 2015.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 08:39

Bom dia Luana

Sendo assim, posso fazer a declaração de 2016 tranquilamente, colocando o valor em conta corrente em 31/12/2015, conforme demonstrativo enviado a mim pelo banco?

Não só pode, como deve.

Entretanto é aconselhável que aponha também o saldo existente em 31/12/2014. Desta forma a variação patrimonial de sua DIRPF não será prejudicada.

...

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 09:03

Bom Dia!

Não estava conseguindo retificar de um cliente, vi a explicação do amigo Saulo conseguir.

Obg!

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.