x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.221

Licença maternidade

JONÁRIA PEREIRA

Jonária Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 13:52

Bom dia, fui admitoda em janeiro de 2014, sou registrada na CLT , ganho um fixo + comissão por vendas. Estou grávida a previsão pra nascimento do bebê é em setembro de 2015 e como tinha uma férias vencidas e a outra vence durante má minha licença maternidade, a empresa me concedeu férias de 10/08 a 09/09 de 2015. Meu médico pretende entrar com pedido de afastamento para licença assim que vencer minhas férias, pois o bebê pode nascer do dia 10 a 21 do mês 09/2015. Minhas dúvida sao
O atestado do médico com a do licitação de afastamento devo entregar na empresa ou no INSS?
A licença são de 120 dias remuneradas pela empresa ou pelo INSS ?
O cálculo do valor da remuneração durante o período da licença junta a média dos últimos 12 meses de comissão +fixo ? Existe algum desconto em cima ?
Pelo fato de eu está de férias a média seria a mesma do que foi pago pelas férias ?
Eu entradando con o pedido dia 10/09 quando é realizado o primeiro pagamento ?
O pagamento de 13 salário como é realizado a média das comissão?
Estou com todas essas dúvidas, pois fui perguntar no DP da empresa e eles me disseram que eu devo da entrada no pedido de licenca na previdência social, e que os pagamentos também seria por lá.
E até onde eu sei , para mães empregadas é a empresa quem paga pela licença.
Obrigada e aguardo respostas.

JULIANA NASCIMENTO

Juliana Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:05

Boa tarde Jonária!
Você deve entregar o atestado na empresa, pois quem faz o pagamento de salário maternidade é a empresa e a mesma compensar o valor pago em seu INSS.
Continua o desconto para Previdência Social e o 13° será calculado em cima das suas comissões.
Assim como a folha normal, o salário maternidade deverá ser pago até o 5° dia útil do mês subsequente.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:14

Boa tarde, Jonária!

Sendo você uma funcionária registrada sua licença fica a cargo da empresa, onde você deve entregar seu atestado. O valor da licença será média dos últimos 06 meses de salário, descontando INSS. No caso das férias será feito a média dos últimos 12 meses, podendo varia de acordo com o período de 12 meses a ser considerado. Para cálculo do 13 º segue a mesma regra.
O pagamento de licença maternidade segue os mesmo padrões do pagamento de salário normal: até o quinto dia útil do mês subsequente.

Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
PATRICIA INES

Patricia Ines

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:26

Boa Tarde


Vou tentar te ajudar com o pouco que sei:

O atestado do médico com a do licitação de afastamento devo entregar na empresa ou no INSS?
O atestado devera ser entregue na empresa.


A licença são de 120 dias remuneradas pela empresa ou pelo INSS ?
A empresa fará o pagamento do seu salario, porem é de responsabilidade do INSS, então a empresa fara compensação na guia que ela paga de INSS.

O cálculo do valor da remuneração durante o período da licença junta a média dos últimos 12 meses de comissão +fixo ? Existe algum desconto em cima ?
Paga salario normal mas medias, e desconto normal de INSS.

Pelo fato de eu está de férias a média seria a mesma do que foi pago pelas férias ?
Creio que sim

Eu entrando com o pedido dia 10/09 quando é realizado o primeiro pagamento ?
5 dia útil normal, todo mês.

O pagamento de 13 salário como é realizado a média das comissão?
comissão do ano, dividido por 12 meses dá-se a media

Acho que é isso.

Att

Patricia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.