x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 6

acessos 1.252

Contas do Governo e Omissão da Classe

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 19:30

Caros colegas,

Está ocorrendo neste momento (07/10 - às 19h) o julgamento, por parte do TCU, das contas do Governo Federal no ano de 2014, estou ouvindo ao vivo.

Já me causava algum tipo de desconforto a omissão da classe sobre o tema, notadamente do CFC e dos CRCs, bem como dos sindicatos e associações de contadores, sobre o caso. Estão julgando as contas públicas do país! Fala-se em Pedaladas Fiscais, Lei de Responsabilidade Fiscal e Manobras CONTÁBEIS e nos calamos.

Ora pessoal, temos (tivemos?) uma oportunidade única(!) de demonstrar para a sociedade a importância prática da contabilidade, estar ao lado da sociedade, defendê-la... Mas a OAB tem debatido muito mais o tema do que nós, a OAB tem debatido mais sobre gestão fiscal e manobras contábeis do que o CFC!!!

Valorização não se pede, se conquista. E estamos deixando passar uma oportunidade fantástica de mostrar para a sociedade o valor da profissão contábil... A OAB não deixa passar, depois reclamamos de desvalorização e não entendemos porque outras classes conseguem a tal valorização...

Bom, como disse, já me causa desconforto, agora ouvindo o julgamento me deu foi raiva mesmo, ao ouvir inúmeras vezes se falar em Auditoria, em princípio internacionais de auditoria, em NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE, em contas públicas INSUSTENTÁVEIS do ponto de vista CONTÁBIL. E ainda, o Ministério Público e os Ministros parabenizando a sociedade pelo "intenso debate público sobre o tema", e nossa classe não participou como poderia - e deveria.

É lastimável.

Desculpem o desabafo.

Se infringi as regras do Fórum, me perdoem, mas acredito fielmente que precisamos discutir também a Contabilidade enquanto ciência e abstração se quisermos um dia termos o valor que cobramos.

E sendo certo que posso estar equivocado, gostaria de conhecer a opinião dos colegas sobre o assunto...

Abraços fraternais...

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 07:27

Caro colega Sergio Fernandes Junior:

Creio que além de responder dúvidas, um fórum deve ser espaço de discussão sim. Você está plenamente correto.

Infelizmente a percepção que tenho hoje do sistema CFC/CRC é de que não passam de organismos destinados a sustentar um grupo de privilegiados, porque o que se vê é justamente a ausência desses órgãos nas discussões sobre temas relevantes e afetos à Contabilidade e à classe contábil.

O que mais vejo, principalmente no material de divulgação do CFC/CRC é a promoção pessoal de alguns dos dirigentes: é fulano que foi agraciado com a medalha tal; é beltrano que homenageado no evento tal; e assim por diante. O que vejo é sempre o nome de particulares e não a nossa classe.

Além disso, não creio que o que ocorra é a ausência desses órgãos nas discussões nacionais, mas sim a fuga delas. O CFC/CRC foge dessas discussões.

Mas temos agora (pelo menos aqui no RS) a oportunidade de começar a mudar isso, pois teremos em novembro eleições para o CRC. Não digo que esta ou aquela chapa é a melhor, mas é a chance de iniciarmos uma mudança. Para melhor ou para pior: só o tempo dirá, mas do jeito que tá não pode ficar.

E tenho dito!

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 08:48

Bom dia Everton da Rosa,

Muito me alegra que alguém se motive a entrar e falar sobre esse assunto, porque em geral a classe se abstém desse tipo de debate, e por isso, acabo vendo os Conselhos, muitas vezes, como mero reflexo das nossas posturas individuais...

Meu alento é que tenho notado, ainda que timidamente, uma mudança nessa postura por parte de alguns colegas, e especialmente, me chama a atenção que as eleições, em diversos estados, deixaram a tradicional monotonia de chapa única para ter duas, três e até quatro chapas concorrentes. A classe a profissão só tem a ganhar com isso.

Forte abraço

Wagner Luiz Moreno

Wagner Luiz Moreno

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 08:57

Quero parabenizar pelas palavras dos colegas Sergio Fernandes Junior e Everton da Rosa. Concordo plenamente com vossas colocações. Nossos conselhos são plenamente omissos, inclusive em casos que nos afetam diretamente, como no caso da lei da lavagem de dinheiro, onde temos que informar ao Coaf transações suspeitas. A OAB se esquivou dessa!
Abraços a todos

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 09:09

Por falar em OAB, já viram a bandeira que a OAB está levantando e, claro, o CFC/CRCs estão omissos?

Criminalização do Caixa 2.

Coisa que, aliás, o próprio nome é ruim para nós, deveríamos bater na tecla de Recursos não Contabilizados.

Vitorio Pontini

Vitorio Pontini

Bronze DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 09:33

Bom dia.

Tema de muita relevância esse. Já me pronuncie aqui sobre a forma como os CRCs atuam junto à sociedade e especialmente junto aos profissionais contábeis.
No meu escritório e acredito que isso acontece pelo Brasil afora, recebemos visita dos fiscais do CRC que nos tratam com bastante rigor. Um rigor que infelizmente não vemos quando se trata de relacionamentos com o poder público, onde por vezes parece haver subserviência. Como disse um colega, os CFC/CRC estão recheados de pessoas interessadas em medalhas e honrarias, mas se esquecem dos profissionais que os sustentam e da importância que temos na sociedade brasileira.

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 10:17

Caros colegas,

Comungo com as opiniões aqui postadas. Os CRC's estão meio como a maioria dos sindicatos, que cobram anuidade e nada fazem em prol da categoria. Tive a oportunidade de acompanhar o julgamento das contas do governo relativas a 2014 e fiquei pasmo com tantas arbitrariedades por parte do governo do PT, que na verdade se acha DONO do país e faz o que lhe convém. Teria sido uma excelente oportunidade para o CFC e/ou CRC's se manifestarem, mas...

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.