x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 2.220

Mudanças no ICMS em 2016 e o MEI

Marne Campos

Marne Campos

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 16:08

Olá Pessoal

Tenho um MEI e lido bastante sobre as alterações do ICMS a partir de janeiro de 2016.

Tenho justamente um e-commerce, então vendo para o Brasil inteiro à partir do Estado de São Paulo. Gostaria de saber se essas novas regras mudam alguma coisa para o MEI.

Apesar de ser MEI, emitimos NFe de tudo o que sai da loja, independente de ser pessoa física ou jurídica.

Agradeço desde já.

Marne Campos

Marne Campos

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 17:44

A única que vi foi sobre o cálculo da diferença de alíquota de icms de cada estado, e o pagamento de 60% para a origem e 40% para o Estado de destino, precisando gerar guia pra pagar e enviar junto mercadoria etc. Desculpe a minha ignorância mas confesso que fiquei meio perdido. Hoje eu simplesmente pago o DAS do SIMEI fixo mensal e não me preocupo com isso.

Alguma da alterações afetam o MEI, sendo essa ou alguma outra que houve? Procurei informações na internet mas não achei nada conclusivo.

Marne Campos

Marne Campos

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 10:18

Foi justamente esse um dos tópicos que li, mas as primeiras mensagens era bem anteriores a 2016 e as últimas eu achei pouco conclusivas, talvez, como disse, por ignorância minha.

Minha conclusão também é essa, que não afeta o MEI, mas fiquei na dúvida.

Daniel Medeiros

Daniel Medeiros

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Eletrônica
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 00:21

Estou com a mesma dúvida: Se o MEI é obrigado a recolher o ICMS interestadual. No meu caso, ao gerar uma Nota Fiscal Avulsa do meu estado (RS), com dados de cliente pessoa física de outro estado, código 6102, abrem-se campos para preenchimento do valor de ICMS (tanto do estado de origem (RS) quanto do destino), bem como campos com percentuais para cada um deles. Como o MEI deve preencher proceder neste caso ? Há obrigação de pagar isto ? Agradeço desde já por qualquer orientação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.