x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.812

Contabilidade de empresas consórciada

Raphael Haffermann

Raphael Haffermann

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 13:21

Boa tarde.

Gostaria de saber a respeito de uma empresa que participa de um consórcio.
Segundo informações:
O saldo apurado na demonstração de resultado do consórcio deve ser transferido para a contabilidade das empresas consorciadas, considerando-se a proporção prevista contratualmente. Cada consorciada poderá optar por efetuar os seus registros por operação ou pelo saldo das suas contas.


Em qual conta devo contabilizar o saldo do resultado apurado do consórcio?Como deve ser feito essa contabilização?


Mais uma questão...
O consórcio emite uma nf com retenção de INSS do qual esse valor é utilizado pela consórciada, como irei contabilizar essa retenção sendo o emitente o consórcio e o destinatario empresa tomadora do serviços.?


Desde já agradeço a compreensão de todos.

Douglas Maganha da Silva

Douglas Maganha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 16:12

Rapaz, essa situação é beeem complicada de explicar por aqui! rsrsrs

Bom, pelo que lembro, a contabilização dar-se-á utilizando contas próprias no balanço da empresa consorciada, onde os registros das operações serão feitos na proporção do capital - dependendo o prazo desse consórcio, utilize contas de Longo Prazo ou Curto Prazo.
Eu recomendo transcrever o balanço do consórcio em um grau menor (grau 3) para uma maior clareza na demonstração, esse balanço pode ser transcrito em contas de investimento (Ativo), sendo que as contas ativas do consórcio serão debitadas em contas de investimento (ATIVO) da Consorciada e as contas passivas do consórcio serão creditadas em contas retificadoras de investimento (ATIVO). Os resultados serão reconhecidos na mesma proporção, utilizando as contas de resultado, afinal esse resultado é da consorciada.
A contabilização seguirá a seguinte lógica:
D - Investimentos (ATIVO) - entrando aqui conta caixa, bancos, investimentos, contas a receber, imobilizados, etc.
C - (-) Investimentos (ATIVO) - entrando aqui conta de financiamentos, empréstimos, contas a pagar, patrimônio líquido, etc.
D/C - Ganhos/Perdas em Operações com Consórcios de Empresas (RESULTADO) - saldo apurado no DRE - essa conta pode ser separada, transcrevendo o DRE do consórcio para dar uma maior clareza.

Quanto às retenções de INSS, a consorciada não pode utilizar, visto que o recolhimento está vinculado ao CNPJ/CEI do consórcio, a única forma de recuperar esse valor é por meio de processo administrativo protocolado na Receita Federal, e a resposta depende de uma fiscalização do órgão, o que pode demorar até 5 anos - para agilizar você pode entrar com um mandado de segurança pedindo a restituição do valor.

Espero ter ajudado!

Douglas Maganha da Silva

Acesse: http://www.facilitandoacontabilidade.com.br/ - blog sobre dicas, concursos, procedimentos e notícias da área contábil!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.