x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.133

tributação de aluguel por empresa incorporadora optante pelo

OLGA  SCHLUSAZ

Olga Schlusaz

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2016 | 16:32


Tenho um empresa (lucro presumido) que trabalha com construção e venda de imóveis, tem como objeto social nas atividades CNPJ : construção de edifícios e Incorporação de Empreendimentos imobiliários. Agora como esta com alguns imóveis "parados" resolver locar algumas unidades,

Duvidas:
Como não faz parte do objeto social, devo tributar a receita dos alugueis como outras receitas: 15% IRPJ e 9% CSL, além do PIS e COFINS, ou posso tributar pela presunção d 32% mesmo não constando em suas atividades?

ou
Posso inserir a atividade de locação de imóveis no CNPJ e a partir dai então, começar a tributação usando a presunção de 32%?

Incluindo essa atividade não haverá problemas em continuar a utilizar a alíquota de presunção de 8% para atividades de venda de imóveis?

Outra pergunta
Para constituir uma empresa para locação de imóveis, optando-se pelo lucro presumido (simples nacional não pode né..) a alíquota a ser utilizada é de 32% ou poderia usar 16% caso as receitas do ano não ultrapassem os R$ 120mil?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sábado | 30 janeiro 2016 | 16:46

Boa tarde Olga,

Promova alteração do contrato social com vistas a inclusão das atividades de locação.

A presunção de lucros para o cálculo do IRPJ é de 32%, não há o beneficio de redução para 16%, pois não se trata de prestação de serviços caracterizadamente de profissão não regulamentada.

...

OLGA  SCHLUSAZ

Olga Schlusaz

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2016 | 17:45

Obrigada Saulo, vou fazer Alteração do Contrato Social.
Saulo, somente mais uma pergunta:
Na incorporadora tributo o valor da vendas com presunção de 8%... o fato de incluir as atividades de locação nao irá alterar em nada a tributação das vendas que continuarão pela aliquota de 8% né?
Pelo que entendi, tributo as vendas com presunção usando aliquota de 8% e a receita da locação usando a aliquota de presunção de 32%, é isso mesmo que entendi?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.