x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 36

acessos 7.088

Comunicado - SISTEMA ALERTA - SIMPLES NACIONAL

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 11:31

Boa tarde, ontem quando fui realizar uma transmissão mensal apareceu o comunicado do simples nacional referente ao sistema de aleta com o conteúdo

Para o ano-calendário 2013, foram detectadas divergências entre o total anual de Receita Bruta
informada no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório
(PGDAS-D) e os valores das notas fiscais eletrônicas (NFe) de vendas emitidas expurgadas das NFe de
entrada de devoluções, conforme demonstrativo abaixo:

Valores de NFe de vendas emitidas 1000,0000 (exemplo)
Valor anual da Receita Bruta declarada 0,000
Diferença Apurada 1000,0000 (exemplo)


Confirmada a divergência acima, o contribuinte poderá efetuar AUTORREGULARIZAÇÃO,
retificando por meio do PGDAS-D, os valores anteriormente apurados e recolhendo ou parcelando os
valores devidos. Após a AUTORREGULARIZAÇÃO, NÃO é preciso comparecer NEM enviar cópias de
documentos à Secretaria da Receita Federal do Brasil ou à Secretaria da Fazenda Estadual para comprovar o
saneamento das divergências.

Engraçado que há os valores mensais das vendas de 2013 e e valor das vendas nas DEFis e o valor anual da receuta bruta declarada está zerado..

onde de ela está puxando esse valor ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 12:17

Evandro, veja o seguinte

1) a empresa está realmente sem movimento ?

2) a mesma possui maquina de cartão débito/crédito ?

3) a mesma por acaso "emprestou " a maquina ?

esses valores a receita federal "puxou" ao realizar o cruzamento das vendas efetuadas com cartão de crédito/débito, pois as operadoras dessas máquinas também passam as informações para a Receita federal

Márlus

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 12:53

Bom dia,
ela tem sim movimento
e ela só emite nf eletrônica
Mais ela ñ trabalha com cartões.

e o engraçado que Valor anual da Receita Bruta declarada 0,00 está zerado..



Valores de NFe de vendas emitidas 1000,0000 (exemplo) //esse valor é da Secretaria do estado ou da Receita ?
Valor anual da Receita Bruta declarada 0,000 // Esse valor é da Secretaria do estado ou da Receita ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
joao otavio pelle

Joao Otavio Pelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 16:46

boa tarde ....
eu também recebi esse aviso ...

valores de nfe de vendas emitidas - 424.400,00
valor anual da receita bruta declarada - 200.550,56
diferenca apurada - 223.849,44

sendo que a empresa é revenda de veiculos que esta na LC 126/06 que diz (compra x venda) = lucro que seria o faturamento da empresa

liguei tanto para o fiscal do estado como para a receita federal e nenhum soube me dizer de quem veio esse aviso ....

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 16:59

boa tarde.

O mesmo comigo, fui ao posto fiscal não sabem do que se refere e orientou deixar estourar para ver o que acontece
, fui ao atendimento da receita federal (até bati o carro) chegando lá os mesmo também desconhece esse comunicado, até ligou a delegacia de Jundiaí e também não souberam responder, pediu pra eu ir a Delegacia de Jundiaí e ter atendimento com o auditor fiscal..

e Pergunto não tem algum formulário de pedido para a delegacia da Receita Federal para fazer esse pedido de verificação para verificação ?

Mais o estranho que fui no portal no simples nacional no campo COMUNICAÇÕES > Alerta - Avisos e Comunicações e coloquei as datas e não apareceu o aviso que recebi.



"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 17:20

Também recebi esse aviso em uma empresa e justamente na mais correta que tenho.
Foi referente ao ano de 2013, 691.000,00 de diferença. Estranho porque essa empresa foi fiscalizada em 2014 pelo Estado e nada foi encontrado.
Meu cliente controla muito bem o faturamento e a venda é toda via cartão, sem nada por fora. Saldos de operadoras de cartão batem.

Liguei para o Estado e nada. Receita também não.
Agendei uma consulta no Plantão Fiscal da RFB para dia 11 para tentar descobrir o que é.

Vou acompanhar o tópico.

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 17:29

Trielo Contabilidade , ficamos no aguardo tbm do compartilhamento da solução do seu atendimento.


Joao Otavio Pelle ,

valor anual da receita bruta declarada - 200.550,56, está igual oa valor acumulado de venda de 2013 informado do PROGRAMA GERADOR ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
joao otavio pelle

Joao Otavio Pelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 08:28

bom dia ...
exatamente esse valor ....

conversando ontem com uma fiscal, a mesma me orientou a mandar um e-mail para a ouvidoria do sefaz .... pois que manda avisos sobre notas são eles e não a receita federal ....
estou ainda aguardo se vem algum retorno ....

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 08:38

bom dia Joao Otavio Pelle,

mais em qual declaração que você informou esse valor de - 200.550,56 ?
Pois meu aviso veio com essa informação "zerada" e gostaria de saber onde e com qual declaração que você enviou e declarou que consta o valor declaro de 200.550,56

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
joao otavio pelle

Joao Otavio Pelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 10:06

esse valor foi meu faturamento do ano .... referente janeiro a dezembro de 2013 ....
somando esses meses fechou exatamente esse valor ....
o imposto foi pago tudo certo com esse faturamento .... só que esse aviso diz que tenho o dobro de faturamento

TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 08:46

Olá colegas

Ainda estou às voltas com esse comunicado, nada resolvido. Conferi todos os XML´s e não há nada sem contabilizar.

Na quinta-feira, fui até a Receita Federal e conversei com o chefe. Ele disse que não há o que fazer, a Receita entende que eu tenho os XML´s faltantes e está me dando a chance de autorregularizar para só depois iniciar a ação fiscal, ou seja, já partem do pressuposto que é erro. Disseram que eu só teria acesso a quais notas são na Inspetoria Estadual.
Fui até à Inspetoria e falei diretamente com o Inspetor e depois com o chefe dos fiscais. Eles disseram que o Estado só tem acesso as notas após iniciada uma ação fiscal e me aconselharam a esperar a intimação da RFB para depois, solicitar quais são os XML`s , mas aí, se houver multa, serão 75%.
Sinceramente não sei o que fazer. Nem regularizar e assumir o erro eu posso, porque não tenho valores estipulados mês a mês para retificar. Não há nada na Caixa Postal do Ecac, nem no Alerta, na página do Simples. Certidão da empresa saiu normalmente.

Alguém tem alguma novidade?

Jaqueline Alves da Silva Cerqueira

Jaqueline Alves da Silva Cerqueira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 14:30

Boa tarde!

Também estou com um comunicado, onde constam os "valores de NFe de venda emitidas" menor do que realmente existe de nfe, e o "valor anual da Receita Bruta Declarada" está zerado, sendo que no site do simples estão todos PGDAS preenchidos fechando com o valores das nfe.
Foram conferidos toda as notas emitidas (sequencia da numeração ok), todos os PGDAS estão com valores ok e fechando com as notas.
Não entendi de onde eles tiraram os valores.

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 15:56

Boa tarde

Também recebi este alerta, fiz alguns levantamentos e deparamos que de acordo com o comunicado menciona o seguinte ;

Valores de NFE de vendas emitidas R$ 451.591,60
Valor anual da Receita Bruta declarada R$ 288.854,93
Diferença apurada = R$ 162.736,67


No meu caso analisei que possa ser vendas de ativo imobilizado, alguém chegou a fazer este levantamento nas notas fiscais emitidas como venda de ativo e as mesmas não foram apuradas, a única analise que fiz e essa pois não temos nenhuma orientação da Receita nem do Estado

Esta diferença e exatamente o valor de venda de ativo

Alguém poderia me orientar como informar esta informações na DEFIS de venda de ativo sendo que o ativo foi pago apenas sobre o ganho de capital não sobre o total da venda.

Att

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 09:25

Ricardo Alves , bom dia,
em que campo está informado Valor anual da Receita Bruta declarada R$ 288.854,93 na sua DEFIS ? QUAL ITEM DA DECLARAÇÃO DEFIS O VALOR DA RECEITA ESTÁ INFORMADO ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
joao otavio pelle

Joao Otavio Pelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 09:58

hoje consegui falar com uma tecnica em bento gonçalves ... e a mesma me disse que tem um email no alerta .. é para mandar as dúvidas nesse email, pois são pessoas contratas pela sefaz junto com o federal para averiguar irregularidades ...
minha duvida voces tem o email no alerta??? pois eu não

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 11:04

Bom dia

Evandro

Foi informado no item 3 Informações econômicas e fiscais dos estabelecimentos em ;

Campo - Total de saídas de mercadorias por transferência para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração, estou verificando aqui e o valor informado esta R$ 65.864,00

Att

joao otavio pelle

Joao Otavio Pelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 11:16

Total de entradas de mercadorias por transferência para comercialização
ou industrialização no período abrangido pela declaração
R$ 0,00
Total de saídas de mercadorias por transferência para comercialização ou
industrialização no período abrangido pela declaração
R$ 0,00

a minha esta assim ....
teria que então colocar as entradas em consignação e a saída em consignação nos seus respectivos lugares?

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 11:32

Bom dia

Evandro

Foi informado no item 3 Informações econômicas e fiscais dos estabelecimentos em ;

Campo - Total de saídas de mercadorias por transferência para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração, estou verificando aqui e o valor informado esta R$ 65.864,00

Att

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 12:12

Ricardo Alves.
no seu comunicado está informado Valor anual da Receita Bruta declarada R$ 288.854,93, mais o item que foi informou é de 65.864,00, diferente de 288.854,93, onde na sua declaração da DEFis está informado a receita de 288.854,93 ?

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
Leandro Maestre Polido

Leandro Maestre Polido

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 13:18

Boa tarde caros colegas!

Também recebi esse alerta referente ao ano de 2013, onde diz:

Valores de NFe de vendas emitidas ............... 3.401.579,12
Valor anual da Receita Bruta declarada........ 2.997.306,32
Diferença Apurada .............................................. 404.272,80

O duro que conferi todos os arquivos XML das notas mês a mês e o valor declarado está correto, vi também que se eu pegar o valor bruto das notas fiscais sem o desconto ai vai dar quase o valor que a Receita está cobrando, mais seria errado pois o certo é pagar o simples pelo valor líquido da NFe. Fui na Receita Federal e Receita Estadual e ninguém soube me dizer nada a respeito e disse que tenho que aguardar pois não a nada que eu possa fazer, se alguém descobrir o que fazer por favor me avise.

Obrigado

Leandro

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 13:29

Boa Tarde

Evandro

O Valor informado é de 65.864,00, diferente de 288.854,93 mesmo, sera que seu retificar mencionando o valor correto de R$ 288.854,93 corrige a situação, mas sei que a diferença é de R$ 162.736,67 pelo que fizemos o levantamento as notas emitidas como venda de ativo é exatamente a diferença mas não entendo se é ativo imobilizado como vou informar se não apuro o ativo como receita .

Att

TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 17:26

Leandro, meu caso é bem parecido com o seu.
Não havia pensado que poderia ser o desconto nas notas fiscais, mas é possível que seja isso mesmo.
Vou verificar as minhas, uma a uma.
Acho que teremos que esperar a intimação chegar para só aí poder fazer a defesa.
Pelo menos foi o que o fiscal do Estado me aconselhou.

Qualquer novidade, me avise, por favor.

Obrigada.

Ricardo Alves

Ricardo Alves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 08:20

Bom dia

No meu caso alguém poderia me orientar tenho certeza que e a venda de ativo o cliente na época emitiu três notas fiscais de venda de ativo ref a três carros que totaliza R$ 162.000,00 exatamente a diferença que esta dando não tenho ideia para com esses lançamentos na defis , pergunto a todos como devo proceder a estes lançamentos na DEFIS ou devo esperar a fiscalizar.

Estou perdido na questão do ativo imobilizado sendo que a mesma não e agregado na receita para apuração do DAS apenas devemos apurar o ganho de capital quando tiver e isso mesmo preciso de orientação

Obrigado

Juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 13:56

Boa tarde pessoal, alguem conseguiu resolver essa questão do alerta?

Nosso cliente também recebeu o comunicado e está dando divergencia de 608.000,00.
nfe emitida 716.000,00
valor declarado 108.000,00
diferença apurada 608.000,00

ele disse que nunca teve maquina de cartão. E também creio que não seja de cartão mesmo, até porque no comunicado não fala nada de cartão, como já ocorreu com empresas que utilizam cartão.

fiquei confusa nessa parte: NFE DE VENDAS EMITIDAS EXPURGADAS DAS NFE DE ENTRADAS DE DEVOLUÇÕES.

se alguem já resolveu por favor compartilhe.


Obrigada


Sávio Dimas de Castro

Sávio Dimas de Castro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 15:34

Boa tarde colegas,

No meu caso a diferença que a receita está demonstrando no comunicado, são as devoluções de vendas emitida pelo próprio cliente, ou seja, no valor demonstrado pela RFB como receita através de notas emitidas ele considerou somente o total de vendas (expurgadas) as devoluções através de notas emitidas pela propria empresa no CFOP 1.201 ou 2.201) e no calculo do simples utilizamos também a nota de devolução emitida pelo cliente, e inclusive há também a situação de devolução de EXPORTAÇÃO realizada em um mês que não há receita de exportação, e esta devolução pode ser abatida no mês que houver exportação, nesta mesma empresa houve uma devolução em 12/2012, e somente em 08/2013 voltou a exportar, e neste mês foi abatido o valor da devolução, acho que automaticamente o sistema não vê este tipo de situação, alguém já tem notícia de como questionar, pois neste caso não haverá retificação de PGDAS?

Juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 16:28

Olá Josefina, este caso constante no link que vc informou é bem o que está acontecendo com nosso cliente....mas acontece que verifiquei toda as notas emitidas (notas que o escritorio emitiu) todas dão sequencia na numeração e o cfop é somente de compra e venda ativo.
outras notas, como entrada de devolução não temos aqui, só se o cliente não nos enviou.
Pode ser isso que ocorreu algum cliente deles emitiu alguma nota de devolução com cfop de mercadoria para revenda.
Já questionei o cliente sobre isso semana passada, mas não sabe me responder se houve devolução.
Até baixei um programa que localiza notas emitidas contra o cnpj, mas ela pesquisa somente de 3 meses atrás.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.