x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 13

acessos 2.660

Retificar Declarações de IRPF

Ronaldo Peara

Ronaldo Peara

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Tecnologia
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 08:35

Bom dia,

Eu preciso retificar todas as minhas declarações de imposto de renda, dos últimos 5 anos.
Tenho algumas dúvidas com relação a isso, e talvez alguém aqui no fórum, possa me auxiliar.

Referente aos anos que posso retificar são esses abaixo (5 anos) ?
- 2010 (exercício 2011)
- 2011 (exercício 2012)
- 2012 (exercício 2013)
- 2013 (exercício 2014)
- 2014 (exercício 2015)

Ou começo com o ano exercício de 2012 ?


Além disso, eu não tenho todos os meus informes de rendimentos desses anos. Pelo o que li no site da receita federal, se eu não tiver como recuperar os dados do sistema de IRPF desses anos, que tem toda a declaração salva, terei que preencher toda a declaração novamente, como retificadora. Pergunto: Se eu for até a receita federal, eles conseguem extrair a minha declaração completa, para que eu possa preenche-la novamente.

Obrigado a todos que puderem ajudar.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 08:56

Bom dia.

São esses cinco exercícios.

Se não tens as cópias das declarações e os seus respectivos recibos de entrega, então terás de ir até a Receita e solicitá-los.
Para retificar é obrigatório informar o nº do recibo de entrega da declaração original.

MARCOS RODRIGUES MARTINS

Marcos Rodrigues Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 09:19

Bom dia Cleiton,

O que voce pode fazer é o seguinte, se voce ja tem a declaração dos ultimos 2 exercicios e os respectivos recibos, voce pode gerar um codigo de acesso e com isso ter acesso ao E-Cac e voce ira conseguir ver os todos os recibos e todas as declarações enviadas para a receita federal.

Ronaldo Peara

Ronaldo Peara

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Tecnologia
há 8 anos Domingo | 7 fevereiro 2016 | 19:15

Eu tenho todos os recibos, normal. Mas não tenho por exemplo a informação de quem me pagou as minhas receitas. Esses detalhes, ficam somente no programa de IRPF, no recibo ou até mesmo pelo eCac, tem os valores, mas de uma maneira sintética, e não analítica.

Alguém sabe se é possível recuperar todos os daods, de forma analítica?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 7 fevereiro 2016 | 21:08

Boa noite.

Nesses casos, faço uma procuração eletrônica do meu cliente, para que, com meu certificado digital, baixe as declarações diretamente do escritório. Pode-se baixar em PDF ou importar os arquivos para as declarações dos respectivos exercícios.

Apenas com o código de acesso esses dados não são recuperados.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Samuel Leiro Locatelli

Samuel Leiro Locatelli

Bronze DIVISÃO 3, Aprendiz
há 8 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2016 | 22:43

Hugo Ribeiro , olá amigo, fiz uma procuração eletrônica para ter acesso aos dados de minha mãe de forma completa pelo E-cac já que sou advogado e tenho certificado da OAB. Queria tirar uma dúvida, achei a instrução da Receita confusa, vejamos:

Essa procuração deverá ser impressa e assinada na presença de servidor de unidade de atendimento da RFB, pelo outorgante ou por procurador constituído por procuração pública específica com poderes próprios para a realização desta outorga. Na impossibilidade de comparecimento do outorgante perante servidor da RFB, será aceita a procuração RFB emitida a partir do aplicativo disponível no sítio com firma reconhecida em cartório. Quando se tratar de pessoa jurídica, o outorgante será o responsável da empresa perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) .


Neste caso, ela não pode comparecer até a receita, sendo assim, não entendi, preciso de uma procuração pública ou ela indo ao cartório comigo e autenticando os documentos e reconhecendo firma da procuração já seria o suficiente para que eu, na qualidade de "filho-advogado" possa validar junto à RFB?

Não sei se entendi certo mas me parece que o simples reconhecimento de firma e a autenticação dos documentos do outorgante e do outorgado já é suficiente para validar a procuração? Sendo assim qualquer pessoal poderia proceder com a entrega da documentação junto à RFB. Estou enganado?

Outra dúvida, como a procuração não aceita substabelecimento, caso eu queria realizar uma procuração para um contador e me manter com a procuração na qualidade de advogado, seria possível?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2016 | 00:37

Samuel,
boa noite

A procuração para representar contribuinte de forma completa junto ao e-cac deve ser preenchida AQUI.

Essa procuração, que não cabe substabelecimento, deverá ter assinatura do outorgante reconhecida por verdadeira em cartório. Poderá ter profissional contábil que possui o certificado para ser o outorgado.

Deverá encaminhar à Receita Federal:
- Essa procuração com firma reconhecida;
- Cópias autenticadas do CPF e Identidade do Outorgante e Outorgado.

Normalmente esse processo deve ser entregue em mãos na SRF, mediante agendamento (pelo menos, este é o procedimento aqui na minha região. Pode ser que na sua seja diferente. Verifique).

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Samuel Leiro Locatelli

Samuel Leiro Locatelli

Bronze DIVISÃO 3, Aprendiz
há 8 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2016 | 01:14

Exatamente essa que preenchi, vou reconhecer firma e autenticar os documentos, aproveitar meu certificado de advogado para ter acesso aos dado dela, evitando portanto a compra de um E-cpf!

Obrigado pela resposta.

Lise Oliveira

Lise Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 18:16

Boa Noite, Estou com a seguinte duvida:

Um cliente começou a receber aposentadoria no ano passado (2015), e o contador declarou como isenta, tanto na declaração de 2015 como na de 2016.
Ele tinha um valor a recuperar nas duas declarações, porém com o erro de preenchimento acusou pendencia.

Agora eu retifiquei a declaração dele (2015 e 2016) corrigindo a aposentadoria colocando em rendimentos tributarios. Porém deu um valor bem alto a pagar. Estou querendo fazer o parcelamento de debitos para que ele possa pagar em 60x.

Tenho que esperar a declaração retificada ser processada para solicitar o parcelamento? ou devo ir ate a Receita com as documentações para isso?

CARLOS HENRIQUE SILVA DE AZEVEDO

Carlos Henrique Silva de Azevedo

Bronze DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 maio 2017 | 12:46

Olá,
entreguei a declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica e depois tive que retifica-la.
Agora a Caixa E. Federal está me solicitando a cópia do recibo de entrega e da declaração original ( a que foi retificada).
Alguem sabe se é possível eu conseguir essa cópia ( da original) junto a Receita federal?
Obrigado!

Carlos Henrique S. de Azevedo
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 maio 2017 | 13:29

Carlos Henrique, a declaração retificadora substitui "integralmente" a original, portanto não vejo motivo para a CEF solicitar cópia de uma declaração que está incorreta.

Se realmente tiver de apresentar, pode ser conseguida a cópia na RFB, ou se possuir certificado digital, no site (eCAC).

CARLOS HENRIQUE SILVA DE AZEVEDO

Carlos Henrique Silva de Azevedo

Bronze DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 maio 2017 | 13:46

Obrigado pelo retorno Marcio!
Pois fica um alerta até para os demais: quando há retificadora a CEF pede que sejam apresentada(s) recibo(s) e cópia(s) da original e da retificadora.
No caso específico é para financiamento de imóvel.
Daqui para a frente vou salvar antes de retificar.
Abraço...

Carlos Henrique S. de Azevedo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.