x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 457

Duvidas com lançamentos e apuração Lucro Presumido

ALINE ALVES FIUZA

Aline Alves Fiuza

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 15:22

Boa tarde, tenho um exercicio pra entregar e gostaria de postar a questão e a resposta.. Porém não sei se tem lugar para anexar arquivo, então postarei a atividade e se alguem tiver interesse eu envio o que já fiz por e-mail pra tirar minhas duvidas. É simples, porém eu realmente não sei se segui o raciocinio correto:

3)Contabilização da Capitalização dos Sócios Conforme Contrato Social. A empresa Dolce Vita Ltda, sociedade empresária limitada, foi constituída em 01 de março de 2014. O capital social, totalmente integralizado pelos sócios A e B no ato da assinatura do contrato, foi representado pelos seguintes bens em dinheiro. O Sócio A com R$ 30.000,00 que representam 30.000 cotas e o Sócio B com R$ 70.000,00 que representam 70.000 cotas.

3.1 Faça os lançamentos que deverão ser efetuados, a partir desta composição de capital social , os quais serão válidos para fechamento do período,
a) Compra de mercadoria a prazo, para revenda, conforme NF 00101, série 1, do fornecedor RS, em 11/03/2014, pelo valor de R$ 400.000,00, com ICMS de 17%, em 2 parcelas, vincendas em 30/60 dias;
b) Venda de mercadorias para o cliente A, à vista, pelo valor de R$ 600.000,00 recebidos via depósito no Banco do Brasil, conforme NF 0052, em 22/03/2014, com incidência de ICMS a 17%;
c) Venda de serviços (prestação de serviços) ao cliente A, à vista, pelo valor de R$ 18.000,00, recebidos em dinheiro pelo caixa, conforme NF 0053, em 26/03/2014, com incidência de ISS a 5%;
d) A fatura de energia elétrica do mês 03/2014, o pagamento efetivo ocorrerá em 10/04/2014. A despesa contabilizada para a área administrativa, conforme NF 878778, série 1, do fornecedor SP, em 31/03/2014, pelo valor de R$ 8.000,00;
e) Lançar, no último dia do mês, o CMV do período, que foi de R$ 300.000,00;
f) Fazer a conciliação do ICMS;
g) Fazer a apuração mensal dos tributos pelo Lucro Presumido. Utilizar as bases de cálculo de 12% sobre a Venda de Mercadorias e 32% sobre a Receita de Serviços. Cálculo do Imposto de Renda = alíquota 15% e Adicional de 10%. (se houver).
Para calcular a CSLL utilizar as alíquotas de 9% sobre a venda mercadorias e 9% sobre a receita de serviços.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 março 2016 | 10:53

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Sexta-Feira, 26 de fevereiro de 2016 às 15:22:49, com o assunto: Duvidas com lançamentos e apuração Lucro Presumido já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Duvidas+com+lançamentos+e+apuração+Lucro+Presumido" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.