x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.483

IRPF de profissional liberal

Luciano de Oliveira Mol

Luciano de Oliveira Mol

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Técnico
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 12:09

bom tarde,

Este ano no meu IRPF estou com despesa médica (psicólogo) para minha dedução. Conheço bem a psicóloga e ela me falou que é isenta por não tem renda acima do limite de isenção, ela está desobrigada de declarar o IRPF? Se eu usar esta dedução porque tenho o recibo emitido por ela corro o risco de cair na malha fina ou ela terá que fazer a declaração mesmo isenta para justificar o recebimento de pagamento de pessoa física (meu pagamento).

Desde já agradeço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 13:26

Boa tarde Luciano,

Você pode/deve declarar o pagamento das despesas com o psicólogo, se a Receita Federal "duvidar" de tais despesas irá confrontar com a DIRPF do psicólogo, caberá a ele (se for o caso) provar que estava dispensado de apresentá-la, mas (repito) isto não deve impedir de você declarar tais despesas .

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 18:30

Boa tarde Luciano,

como lhe disse acima: "se a Receita Federal "duvidar" de tais despesas irá confrontar com a DIRPF do psicólogo, caberá a ele (se for o caso) provar que estava dispensado de apresentá-la, mas (repito) isto não deve impedir de você declarar tais despesas" .

Você não ficará em malha fina por causa disto, se ficar, no máximo terá que apresentar os recibos comprovantes da despesa em questão.

...

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 19:23

Olá! Esse ano teremos que informar o nit/pis/Pasep dos autônomos... porém tenho um autônomo (consultor imobiliario) que não recolhe inss. .. será que terá perigo de eu informar o nit sem recolhimento?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 21:05

Boa noite Laila,

Você não tem a obrigatoriedade de informar o NIT de todos os autônomos a menos que a a Natureza da ocupação informada seja do código 11.

Segundo a Receita Federal, a

Obrigatoriedade do preenchimento do campo NIT/PIS/PASEP para declarantes (titular ou seus dependentes) que sejam profissionais liberais (natureza de ocupação 11 na ficha Identificação do Contribuinte) e que tenham recebido de pessoas físicas, no ano-calendário de 2015, rendimentos de trabalho não assalariado;

Tenha em conta que tais profissionais estão obrigados ao pagamento das contribuições sociais, logo devem ter o NIT. Informá-lo sem o pagamento do INSS lhe trará aborrecimentos, pois certamente a Receita Federal irá cobrá-lo

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.